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terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Exercício de Administração Publica

Exercício 2
1 - No Governo Fernando Henrique Cardoso, as reformas administrativas foram capitaneadas pelo:
a) Ministério do Planejamento
b) Ministério da Administração e Reforma do Estado
c) Ministério da Fazenda
d) DASP
2 - São características do modelo burocrático implantado no Brasil na Era Vargas, EXCETO:
a) centralização
b) impessoalidade
c) hierarquia
d) sistema de privilégios individuais
3 - (FCC/ISS-SP/Auditor Fiscal de Tributos Municipais/2007) O paradigma do cliente impacta de forma diferenciada as organizações do setor público e as do setor privado, em decorrência de uma série de condicionamentos e particularidades das respectivas gestões. No setor público,
a) o paradigma do cliente não pode ser incorporado, pois as organizações públicas não estão orientadas para o mercado e não necessitam, assim, satisfazer a clientela destinatária dos serviços que prestam.
b) o administrador público não pode aderir plenamente à defesa dos direitos do consumidor, sob pena de perder o controle de seus planos orçamentários e distanciar-se das diretrizes governamentais mais amplas, às quais está subordinado.
c) o paradigma do cliente acaba por ser negado em função do caráter de universalidade da atuação do Estado, que deve fornecer serviços de igual qualidade para todos os cidadãos, independentemente de suas necessidades e opiniões individuais.
d) o dever de atender está cerceado pela presença de interesses burocráticos ou corporativos e contrapõe- se à limitação dos recursos públicos, o que acaba por determinar a oferta de serviços que nem sempre satisfazem a massa de clientes atendida.
4 - A consolidação da democracia no Brasil estabeleceu um novo paradigma, que foi a participação do cidadão na Gestão Pública como seu cliente. A efetivação desta participação depende
a) de mecanismos para atender às necessidades das corporações.
b) da observação ao Código do Consumidor, considerando os princípios gerais da administração pública: impessoalidade, equidade e universalidade, quando a ela for conveniente.
c) do aprofundamento nos processos de privatizações do setor público, criando situações para melhor aproveitamento das verbas públicas.
d) da criação de ações que efetivem o dever de atender com qualidade todos os cidadãos, independentemente de sua condição social e financeira, criando um canal de comunicação instituição/cliente como, por exemplo, "o papel dos ouvidores" nas instituições.
5 - Sua gestão progressista é marcada por estruturas flexíveis que possibilitavam a realização de projetos e atingimento de metas ambiciosas. O texto trata do Governo:
a) Autoritário de Getúlio Vargas
b) Democrático de Getúlio Vargas
c) Juscelino Kubsticheck
d) Governo Collor
6 - Termo utilizado para caracterizar a apropriação do público pelo privado, ou seja, os homens-públicos não distinguiam o patrimônio público do seu patrimônio particular, fazendo uso daquele como se fora este último:
a) Patrimonialismo
b) Burocracia
c) Nova Administração Pública
d) Administração Gerencial
7 - Instrumento formalizador da Administração Pública que dividiu a administração pública em direta e indireta, sendo premissa para o gerencialismo no Brasil:
a) Constituição da República promulgada em 5/10/1988
b) Decreto Lei 200/1967
c) Resoluções do DASP
d) Emenda Constitucional 20/1998
8 - Não é característica da Reforma Administrativa de 1967:
a) padronização e normatização nas áreas de pessoal, compras e execução orçamentária.
b) princípios fundamentais da administração pública: planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competências e controle.
c) introdução da meritocracia e profissionalismo
d) eficiência
9 -Substituir a administração pública burocrática, rígida, voltada para o controle a priori dos processos, pela administração pública gerencial, baseada no controle a posteriori dos resultados e na competição administrada. Esse texto é característico do (a):
a) Neopatrimonialismo
b) Tecnocracia
c) Gerencialismo
d) Patrimonialismo
10 - Não é característica da New Public Management introduzido no Brasil em decorrência da obra Reinventando o Governo de David Osborne e Ted Goebler:
a) foco no cliente
b) governo empreendedor e administração da qualidade total
c) estabilidade absoluta
d) reengenharia
1b 2d 3d 4d 5c 6a 7b 8c 9c 10c

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