Exercício 2
1
- No Governo Fernando Henrique Cardoso, as reformas administrativas foram
capitaneadas pelo:
a) Ministério do Planejamento
b) Ministério da Administração e Reforma
do Estado
c) Ministério da Fazenda
d) DASP
2
- São características do modelo burocrático implantado no Brasil na Era Vargas,
EXCETO:
a) centralização
b) impessoalidade
c) hierarquia
d) sistema de privilégios individuais
3 - (FCC/ISS-SP/Auditor Fiscal de Tributos Municipais/2007)
O paradigma do cliente impacta de forma diferenciada as organizações do setor
público e as do setor privado, em decorrência de uma série de condicionamentos
e particularidades das respectivas gestões. No setor público,
a) o paradigma do
cliente não pode ser incorporado, pois as organizações públicas não estão
orientadas para o mercado e não necessitam, assim, satisfazer a clientela
destinatária dos serviços que prestam.
b) o administrador
público não pode aderir plenamente à defesa dos direitos do consumidor, sob
pena de perder o controle de seus planos orçamentários e distanciar-se das
diretrizes governamentais mais amplas, às quais está subordinado.
c) o paradigma do
cliente acaba por ser negado em função do caráter de universalidade da atuação
do Estado, que deve fornecer serviços de igual qualidade para todos os
cidadãos, independentemente de suas necessidades e opiniões individuais.
d) o dever de atender
está cerceado pela presença de interesses burocráticos ou corporativos e
contrapõe- se à limitação dos recursos públicos, o que acaba por determinar a
oferta de serviços que nem sempre satisfazem a massa de clientes atendida.
4 - A consolidação da democracia no Brasil estabeleceu
um novo paradigma, que foi a participação do cidadão na Gestão Pública como seu
cliente. A efetivação desta participação depende
a) de mecanismos para
atender às necessidades das corporações.
b) da observação ao
Código do Consumidor, considerando os princípios gerais da administração
pública: impessoalidade, equidade e universalidade, quando a ela for
conveniente.
c) do aprofundamento
nos processos de privatizações do setor público, criando situações para melhor
aproveitamento das verbas públicas.
d) da criação de
ações que efetivem o dever de atender com qualidade todos os cidadãos,
independentemente de sua condição social e financeira, criando um canal de
comunicação instituição/cliente como, por exemplo, "o papel dos
ouvidores" nas instituições.
5 - Sua gestão progressista é marcada por estruturas
flexíveis que possibilitavam a realização de projetos e atingimento de metas
ambiciosas. O texto trata do Governo:
a) Autoritário de
Getúlio Vargas
b) Democrático de
Getúlio Vargas
c) Juscelino
Kubsticheck
d) Governo Collor
6 - Termo utilizado para caracterizar a apropriação do
público pelo privado, ou seja, os homens-públicos não distinguiam o patrimônio
público do seu patrimônio particular, fazendo uso daquele como se fora este
último:
a) Patrimonialismo
b) Burocracia
c) Nova Administração
Pública
d) Administração
Gerencial
7 - Instrumento formalizador da Administração Pública
que dividiu a administração pública em direta e indireta, sendo premissa para o
gerencialismo no Brasil:
a) Constituição da
República promulgada em 5/10/1988
b) Decreto Lei
200/1967
c) Resoluções do DASP
d) Emenda
Constitucional 20/1998
8 - Não é característica da Reforma Administrativa de
1967:
a) padronização e
normatização nas áreas de pessoal, compras e execução orçamentária.
b) princípios
fundamentais da administração pública: planejamento, coordenação,
descentralização, delegação de competências e controle.
c) introdução da
meritocracia e profissionalismo
d) eficiência
9 -Substituir a administração pública burocrática,
rígida, voltada para o controle a priori dos processos, pela administração pública
gerencial, baseada no controle a posteriori dos resultados e na competição
administrada. Esse texto é característico do (a):
a) Neopatrimonialismo
b) Tecnocracia
c) Gerencialismo
d) Patrimonialismo
10 - Não é característica da New Public Management introduzido
no Brasil em decorrência da obra Reinventando o Governo de David Osborne e Ted
Goebler:
a) foco no cliente
b) governo
empreendedor e administração da qualidade total
c) estabilidade
absoluta
d) reengenharia
1b 2d 3d 4d 5c 6a 7b
8c 9c 10c
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