Total de visualizações de página

sábado, 11 de agosto de 2012

Exercício Direito Administrativo TCU


Exercício 1 - Direito Administrativo

Julgue as questões a seguir relativas à Administração Pública:

1 - Estando a sociedade de economia e a empresa pública sujeitas a controle estatal, o Poder Executivo pode, por ato próprio, editar normas a elas dirigidas, ainda que conflitantes com os seus objetivos.

2 - No que se refere à composição dos órgãos públicos, a doutrina destaca ser imprescindível a participação de vários agentes públicos, razão pela qual não há órgão público constituído por um único agente.

3 - A administração indireta brasileira é formada pelas autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações pública.

4 - A regra que estabelece o prazo de cinco anos de prescrição para a ação contra a fazenda pública federal aplica-se, segundo a jurisprudência, às autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.

5 - O mandado de segurança não é instrumento adequado para a impugnação de ato praticado por dirigente de sociedade de economia mista durante a realização de concurso público para ingresso de empregados no seu quadro de pessoal, por não se tratar de ato de autoridade.

6 - No âmbito federal, a sociedade de economia mista, entidade integrante da administração indireta, pode ter participação no capital da empresa pública, desde que a maioria do capital votante desta pertença à União.

Julgue as questões sobre desconcentração, concentração, descentralização e centralização  na administração pública:

7 - A avocação, que decorre do sistema hierárquico, independe de justificativa, sendo admitida sempre que a autoridade superior entender que pode substituir-se ao agente subalterno.

8 - Um órgão administrativo e seu titular estão autorizados a delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, não se admitindo, porém, que órgãos colegiados deleguem competência a agentes singulares, como, por exemplo, a seus respectivos presidentes.

9 - As autarquias exercem atividades tipicamente administrativas que requerem, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira sob regime de direito público, razão pela qual se considera que elas integram a administração centralizada.

10 - Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados.

11 - As autarquias são instituídas por lei, iniciando-se a sua existência legal com a inscrição, no registro próprio, de seu ato constitutivo.

12 - Na descentralização de funções para a iniciativa privada, a formalização da delegação de serviço ocorre por meio de contrato.

Julgue as questões sobre órgãos públicos.

13 - Os órgão superiores realizam atividades técnica, rotineiras, diretamente relacionadas com os interesses dos administrados.

14 - O Tribunal de Contas da União é um órgão primário, composto e colegiado, que realiza atividades constitucionais de controle externo.

15 - Os órgãos públicos não possuem personalidade jurídica, apesar de serem detentores de competência. São criados e extintos por lei.

16 - A desconcentração é marcante nos órgãos compostos, visto que a delegação de competência transfere funções para órgãos e pessoas hierarquicamente em níveis inferiores.

17 - Um órgão administrativo e seu titular podem delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, desde que estes lhe sejam hierarquicamente subordinados

Julgue as questões abaixo acerca dos pressupostos das entidades paraestatais.

18 -  Para que sociedades comerciais e cooperativas obtenham a qualificação de organizações da sociedade civil de interesse público, é preciso que elas não possuam fins lucrativos e que tenham em seus objetivos sociais a finalidade de promoção da assistência social.

19 - Entre as cláusulas essenciais do termo de parceria firmado com a OSCIP previstas na legislação de regência, figura a prestação de garantia.

20 - Os bens móveis públicos destinados às Organização Social podem ser objeto de permuta por outros de igual ou maior valor, desde que os novos bens integrem o patrimônio da União.


1F 2f 3c 4f 5f 6v 7f 8f 9f 10v 11f 12v 13 f 14v 15v 16V 17f 18f 19f 20v


Vou postar mais durante a semana. Bons estudos para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário