Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Exercício 3 - Direito Administrativo TCU


Direito administrativo Exercício 3

A respeito da organização administrativa da União, julgue os itens seguintes:

1 - Existe a possibilidade de participação de recursos particulares na formação do capital social de empresa pública federal.

2 - O Capital de uma empresa pública é constituído por recursos de Pessoas Jurídicas de Direito Público ou Entidades da Administração Indireta

3 - As sociedades de economia mista podem conjugar recursos de particulares com recursos de Pessoa Jurídica de Direito Público ou da Administração Indireta com maioria votante na esfera federal.

4 - As sociedades de economia mista podem adotar  qualquer forma societária admitida em direito.

5 - O foro para dirimir os litígios envolvendo sociedade de economia mista é a justiça estadual e da empresa pública a justiça federal.

6 - O foro para dirimir os litígios envolvendo sociedade de economia mista, quando a União for intervier como assistente ou oponente é a justiça federal.

7 - O foro competente para o julgamento de ação de indenização por danos materiais contra empresa pública federal é a justiça federal.
No que se refere às licitações, julgue os itens que se seguem.

8 -Os contratos de concessão de serviços públicos sempre exigem licitação prévia na modalidade concorrência

9 - Configura-se a inexigibilidade de licitação quando a União é obrigada a intervir no domínio econômico para regular preço ou normalizar o abastecimento

10 - inexigibilidade de licitação se refere aos casos em que o administrador não tem a faculdade para licitar, em virtude de não haver competição ao objeto a ser contratado, condição imprescindível para um procedimento licitatório.

11 - É dispensável a licitação para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

Com base na jurisprudência dos tribunais superiores e na legislação de regência, julgue os próximos itens, relativos a agentes públicos.

12 - Conforme o disposto na Lei n.º 8.112/1990, a instauração de PAD interrompe a prescrição até a decisão final, a ser proferida pela autoridade competente; conforme entendimento do STF, não sendo o PAD concluído em cento e quarenta dias, o prazo prescricional volta a ser contado em sua integralidade.

13 - Qualquer pessoa pode representar ao corregedor-geral da AGU contra abuso, erro grosseiro, omissão ou qualquer outra irregularidade funcional dos membros da AGU.

14 - A administração pública deve sempre cumprir o que prescreve a súmula vinculante.

15 - O Presidente da República, por decreto, pode extinguir cargos públicos vagos e reestruturar órgãos da administração pública.

16 - O Tribunal de Contas da União, no uso de suas atribuições constitucionais, pode anular atos administrativos praticados por unidades jurisdicionadas quando eivados de vícios insanáveis.

Julgue as questões a seguir segundo o que prescreve a Lei 8.666/93 e legislação superveniente:

17 - O registro de preços deve ser realizado em procedimento administrativo nas modalidade de pregão, concorrência ou tomada de preços.

18 - O instrumento convocatório da concorrência, tomada de preços e convite deve ser publicado no diário oficial para dar cumprimento ao principio da publicidade estabelecido no art. 3o. da Lei 8.666/93 e art. 37 da Constituição da Republica.

19 - Na homologação, o ordenador de despesa ou chefe da repartição, confirma os atos praticados pela Comissão de Licitação, compreendendo esta ato a parte final da fase externo do processo licitatório.

20 - na inexigibilidade de licitação não há licitação por limitação material do mercado ou formal, quando for vedada a licitação em cumprimento de dever legal.


1f 2v 3v 4f 5v 6v 7v 8v 9e 10v 11e 12 v 13v 14v 15v 16f 17f 18f 19f 20f

Nenhum comentário:

Postar um comentário