Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Exercício 2 Orçamento TCU


Exercício 2 - Orçamento



Julgue as questões a seguir diante do que prescreve a programação e execução orçamentária:

1 - O pagamento da despesa, obedecidas as normas reguladas no Decreto 93.872/1986, será feito mediante saques contra a conta do Tesouro Nacional.

2 - Cabe à Secretaria do Tesouro Nacional aprovar o limite global de saques de cada Ministério ou Órgão, tendo em vista o montante das dotações e a previsão do fluxo de caixa do Tesouro Nacional.

3 - Não serão considerados, na execução da programação financeira os créditos adicionais, as restituições de receitas e o ressarcimento em espécie a título de incentivo ou benefício fiscal e os Restos a Pagar.

4 - Pertencem ao exercício financeiro as despesas nela legalmente empenhadas.

5 - A GRU Simples é recomendável para ingressos de quaisquer valores, para estornos de despesas e Depósito de Diversas Origens e quando a UG não possuir sistema próprio de cobrança ou a sua arrecadação não exigir controles específicos do ingresso.

6 - A arrecadação de todas as receitas da União deverá ser recolhida obrigatoriamente à conta do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A.

Julgue as questões a seguir sobre o que dispões restos a pagar.

7 - Os restos a pagar devem compor a programação financeira, pois são recursos orçamentários empenhados e não pagos até 31/12.

8 - Todos restos a pagar processados pressupõe que houve liquidação prévia, no exercício em que houve o empenho.

9 - A prescrição dos restos a pagar ocorre no período de cinco anos, contados de 31/12 do exercício seguinte a sua inscrição.

10 - Os restos a pagar não processados, que comportem despesas para atender o Programa de Aceleração do Crescimento terão vigência encerrada até 30/6, período máximo para entrega dos bens, realização dos serviços ou obras.

11 - Os recursos decorrentes de restos a pagar não processados retornaram à dotação.

 Julgue as questões a seguir sobre despesas de exercícios anteriores.

12 - A natureza jurídica das despesas de exercícios anteriores é orçamentária, pois devem ingressar na lei orçamentária anual para pagamento de despesas pretéritas.

13 - A prescrição das despesas de exercícios anteriores ocorrem em cinco anos contados do fato gerador, mesmo em situações que não dependam do requerimento do interessado.

14 - para efeito de restos a pagar e despesas de exercícios anteriores, têm como requisito desse direito despesas que não se tenham processado na época própria, entendidas como aquelas cujo empenho tenha sido considerado insubsistente e anulado no encerramento do exercício correspondente, mas que, dentro do prazo estabelecido, o credor tenha cumprido sua obrigação.

15 - Como condição para inscrição das despesas de exercícios anteriores, deve a autoridade competente reconhecer o direito do credor, obedecidos os prazos prescricionais.

Julgue as questões a seguir sobre suprimento de fundos.

16 - O suprimento de fundos obedece os estágios da despesa, devendo os pagamentos serem feitos para o credor necessariamente por ordem bancária, cheque, TED.

17 - Nas despesas de pronto pagamento, o credor tem satisfeito o seu direito por pagamento em espécie, apresentando documento pertinente de fornecimento de bens ou prestação de serviços e recebimento dos valores.

18 - A Lei 8.666/93 estabelece limite de até 10% do limite de convite para compras e serviços comuns para efeito de concessão de suprimento de fundos.

19 - Não poderá ser concedido em qualquer hipótese suprimento de fundos ao servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir.

20 - Entende-se como responsável em alcance aquele que efetuou a prestação de contas a qual ainda não foi aprovada por fatores alheios à vontade do suprido.


1v 2v 3f 4v 5v 6v 7f 8v 9f 10f 11f 12v 13f 14f 15v 16f 17v 18f 19f 20f

Nenhum comentário:

Postar um comentário