Total de visualizações de página

sábado, 26 de maio de 2012

Questões revisão padrão


1 - Acerca do Sistema Único de Saúde – SUS, que desenvolve ações de acordo com as diretrizes constantes no Art. 198 da Constituição Federal, assinale a opção incorreta.
a) Com a Lei Orgânica da Saúde, os serviços do setor privado que participam do SUS de forma complementar, passam a integrá-lo, sujeitando-se às suas normas.
b) As ações de Vigilância Sanitária Epidemiológica e da Saúde do Trabalhador estão incluídas no campo
de atuação do SUS.
c) Constitucionalmente o SUS é organizado de acordo com as seguintes diretrizes: centralização, atendimento integral e participação da comunidade.
d) Compete à Direção Nacional do SUS, formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
e) O SUS desenvolve suas ações obedecendo a alguns princípios, como universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

2 - Quanto ao Sistema Único de Saúde e seus princípios básicos, assinale a opção incorreta.
a) A Constituição afirma que os serviços privados podem integrar o SUS, desde que estabeleçam com o SUS contrato de direito público.
b) O princípio da descentralização é um princípio constitucional que define que a descentralização deve ser feita garantindo-se o comando único.
c) O princípio da integralidade, ou seja, assistência integral ainda não é uma realidade em muitos serviços do SUS, em virtude do despreparo das equipes e falta de diálogo entre os profissionais.
d) A participação popular é um princípio estabelecido pela constituição, por meio da Lei nº 8.142/90, com o estabelecimento das conferências de saúde e conselhos de saúde.
e) Pode-se afirmar que o direito ao tratamento igual (público e privado) se refere exclusivamente aos aspectos técnicos da assistência e aos serviços de hotelaria que precisam ser necessariamente iguais.

3 - Ao longo da década de 1990, identificou-se a evolução de vários modelos de gestão. O avanço
na consolidação do Sistema Único de Saúde se verifica no modelo segundo o qual:
A) a gestão do sistema permanece com o Estado.
B) a gerência das unidades é definida em parceria pelo gestor estadual e municipal.
C) o sistema é organizado com base na hierarquia de ações e serviços de saúde.
D) os municípios têm sua gestão fragmentada.
E) as unidades de saúde do município não têm papel definido.

4 - Uma paciente comparece a uma unidade de saúde para tratar de um ferimento. A técnica de enfermagem que a atende percebe que ela aparenta ter sobrepeso e a convida a participar do “grupo de caminhada” da unidade. Esta conduta traduz o seguinte princípio do Sistema Único de Saúde:
A) universalidade.
B) integralidade.
C) descentralização.
D) hierarquização.
E) equidade.

5 - O Componente Piso da Atenção Básica Variável – PAB Variável – é constituído por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratégias, realizadas no âmbito da Atenção Básica em saúde. As alternativas a seguir são estratégias financiadas no componente variável do PAB,COM EXCEÇÃO de:
A) Saúde da Família.
B) Agentes Comunitários de Saúde.
C) Saúde Bucal.
D) Incentivo para a Atenção à Saúde no Sistema Penitenciário.
E) Incentivo para a Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.

6 -  Que instância colegiada atua no controle da execução da política de saúde no Município?
A) Comissão Municipal de Saúde.
B) Conferência Municipal de Saúde.
C) Assembleia Deliberativa de Usuários.
D) Conselho Municipal de Saúde.
E) Comitê Gestor de Saúde.

7 - Na composição da Conferência de Saúde, a representação dos usuários em relação ao conjunto dos demais segmentos deve ser de:
A) 75%
B) 50%
C) 25%
D) 20%
E) 15%

8 - Os recursos federais destinados às ações e aos serviços de saúde são organizados e transferidos
na forma de blocos de financiamento. O bloco da Atenção Básica é constituído por dois componentes: Piso da Atenção Básica Fixo – PAB Fixo e Piso da Atenção Básica Variável – PAB Variável. Os valores anuais e mensais da parte fixa do Piso da Atenção Básica (PAB) para cada Município são baseados:
A) no número de unidades básicas de saúde.
B) na sua população total.
C) nas taxas de mortalidade local.
D) no percentual da população dependente do SUS.
E) no montante de recursos recolhidos em impostos.

9 - O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Entre as prioridades pactuadas está a Saúde do Idoso. O trabalho nesta área deve seguir as seguintes diretrizes, EXCETO:
A) promoção do envelhecimento ativo e saudável.
B) atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa.
C) estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção.
D) a implantação de serviços de atenção domiciliar.
E) o acolhimento exclusivo à pessoa idosa em unidades de saúde.

10 - O repasse direto e automático de recursos para a cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios está condicionado ao cumprimento de algumas exigências, entre elas:
A) a celebração de convênio entre os órgãos executivos.
B) o estabelecimento de acordo de compra e venda de serviços.
C) a existência do Fundo Municipal de Saúde.
D) a identificação das diferenças entre as diversas regiões.
E) o comprovado crescimento de suas populações.

11 -Em relação aos objetivos e atribuições do Sistema Único de Saúde previstos na Lei Federal n° 8.080/90, marque a opção correta.
A) A saúde do trabalhador e a assistência farmacêutica são ações que estão incluídas no campo de atuação do SUS.
B) A participação na execução de ações de saneamento básico não faz parte das atribuições do SUS.
 C) A saúde suplementar é uma área prioritária no campo de atuação do Sistema Único de Saúde.
D) A vigilância ambiental, embora não esteja diretamente ligada ao SUS, atua em parceria com este em busca de objetivos comuns.
E) Não se incluem no campo de atuação do SUS a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.

12 - A participação da comunidade no Sistema Único deSaúde está prevista na legislação e se dá através dos Conselhos e Conferências de Saúde. No que se refere aos Conselhos de Saúde, é correto afirmar que:
A) devem ser representados apenas por profissionais da saúde e prestadores de serviços.
B) nos Conselhos Municipais é obrigatória a presença de um representante do Governo Federal.
C) os representantes de associação de moradores não fazem parte dos Conselhos Estaduais.
D) devem ser compostos apenas de representantes comunitários e representantes de portadores de deficiência.
E) o Conselho Estadual deve conter, entre outros, representantes de entidades de defesa do consumidor.

13 - A saúde tem fatores determinantes e condicionantes, exceto:
(A) A alimentação e a moradia e o lazer.
(B) O saneamento básico e o meio ambiente.
(C) Acesso a qualquer bem material.
(D) O trabalho e a renda.
(E) A educação, o transporte e o acesso aos bens e serviços essenciais.

14 - Busca colocar em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto. Foi lançado em 2003. Trata-se da
(A) Política Nacional de Humanização (PNH).
(B) Saúde Toda Hora.
(C) PNAM.
(D) Saúde da Família.
(E) Saúde do Idoso

15 - A Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90 permite ao setor privado participar do SUS por meio de contratos e convênios de prestação de serviço ao Estado quando as unidades públicas de assistência não são suficientes para garantir o atendimento para toda a população de uma determinada região, de forma:
(A) complementar.
(B) absoluta.
(C) terciária.
(D) acidental.
(E) incidental

16 - Baseando-se na Lei Federal 8080 que define o Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa correta quanto aos princípios que regem a organização deste Sistema.
(A) Urbanização e hierarquização, resolubilidade, descentralização, controle social, complementariedade do setor privado.
(B) Regionalização e hierarquização, igualdade, centralização, controle social, complementariedade do setor privado.
(C) Regionalização e hierarquização, resolubilidade, descentralização, controle social, complementariedade do setor privado.
(D) Regionalização e hierarquização, resolubilidade, desconcentração, controle social, complementariedade do setor privado.
(E) Regionalização e nivelamento, resolubilidade, descentralização, controle social, acesso ao setor privado para atenção terciária.

17 - Entende-se por Vigilância Epidemiológica:
(A) O conjunto de ações que proporcionam a fácil identificação de doenças transmissíveis e que podem se tornar endemias.
(B) O conjunto de ações que proporcionam a fácil identificação de doenças transmissíveis e que podem se tornar epidemias.
(C) O conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de adotar ou recomendar medidas de prevenção e controle das doenças.
(D) O conjunto de ações que proporcionam a fácil identificação de doenças a fim de preparar um programa de vacinação em massa da população.
(E) O conjunto de ações que proporcionam a fácil identificação de doenças transmissíveis e podem gerar os relatórios de avaliação de capacidade motora dos idosos.

18 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e  recuperação. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único e organizado de acordo com algumas diretrizes.
Assinale a alternativa correta em relação a uma destas diretrizes.
(A) Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
(B) Atendimento integral, com prioridade para as atividades de recuperação, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
(C) Centralização, com direção única para o Governo Federal.
(D) Participação do município, do Estado e da união na assistência à saúde.
(E) Atendimento personalizado, com prioridade para as atividades de promoção da saúde.

19 - As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente. A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I do artigo 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos: no âmbito da União, pelo Ministério da Saúde, no âmbito dos Estados e do Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente e no âmbito dos Municípios, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente. À direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) compete
(A) executar serviços de alimentação e nutrição, saneamento básico e saúde do trabalhador.
(B) gerir hemocentros e laboratórios públicos de saúde.
(C) dar execução, no âmbito municipal, às políticas de insumos e equipamentos para a saúde.
(D) elaborar normas para regular as relações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência à saúde.
(E) promover a centralização, para os municípios, dos serviços e das ações de saúde.

20 - A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Sendo assim, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como
(A) planos de saúde.
(B) conferências e conselhos de saúde.
(C) cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos municípios, Estados e Distrito Federal.
(D) relatórios de gestão que permitem o controle de que trata o § 4º do artigo 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990.
(E) comissões de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto no prazo de 2 (dois) anos para sua implantação.

21 - Historicamente, a atenção à saúde no Brasil tem investido na formulação, implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. Há, pois, um grande esforço na construção de um modelo de atenção à saúde que priorize ações de melhoria da qualidade de vida dos sujeitos e coletivos. A promoção da saúde, como uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como um modo de pensar e de operar articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. No SUS, a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso país, como por exemplo: violência, desemprego, subemprego, falta de saneamento básico, habitação inadequada e/ou ausente, dificuldade de acesso à educação, fome, urbanização desordenada, qualidades do ar e da água ameaçadas, e potencializar formas mais amplas de intervir em saúde. Sendo assim, dentre as alternativas abaixo, assinale a que não apresenta ações específicas da política nacional de promoção da saúde.
(A) Alimentação saudável.
(B) Prática corporal e atividade física.
(C) Prevenção e controle do meio ambiente.
(D) Prevenção e controle do tabagismo.
(E) Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas.

22 - as responsabilidades sanitárias e atribuições do respectivo gestor, as metas e objetivos do Pacto pela Vida, que definem as prioridades dos três gestores para o ano em curso e os indicadores de monitoramento, que integram os diversos processos de pactuação de indicadores existentes serão afirmadas publicamente por meio dos:
a ) Termos de Compromisso de Gestão
b) termos de ajuste de conduta
c) consórcios administrativos
d) Termos de cooperação
e) Termo de comprometimento e responsabilidade

23 - O conteúdo do Termo de Cooperação entre Entes Públicos  será pactuado entre:
a) Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde
b) Ministério da Saúde, Conass e Conasems
c) CIT, CIB e CIR
d) Secretarias Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde
e) Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social e Ministério da Justiça

24 - Não é prioridade do Humaniza SUS:
a) redução de filas e tempo de espera.
b) Todo usuário do SUS saberá quem são os profissionais que cuidam de sua saúde.
c) As unidades de saúde garantirão as informações ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social e os direitos do código dos usuários do SUS.
d) As unidades de saúde garantirão gestão participativa aos seus trabalhadores e usuários.
e) priorizar a educação permanente nos trabalhadores de saúde detentores de cargos efetivos.

25 - Não é objetivo da contratualização dentro da rede de atenção à saúde (RAS):
a) Melhorar o nível de saúde da população;
b)Responder com efetividade às necessidades em saúde;
c)Obter um efetivo e rigoroso controle sobre o crescimento das despesas de origem pública com a saúde;
d)Alcançar maior eficiência gestora no uso de recursos escassos;
e) Assegurar que os compromissos sejam cumpridos pelo menos parcialmente

26 - compromisso com os princípios e diretrizes para a descentralização, regionalização, financiamento, planejamento, programação pactuada e integrada, regulação, participação social, gestão do trabalho e da educação em saúde:
a) Pacto pela vida
b) Pacto pela qualidade
c) Pacto de Gestão
d) Pacto em Defesa do Sus
e) Pacto Social

27 - Um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde:
a) atenção terciária
b) rede social
c) atenção básica
d) médico da família
e) programa agente comunitário

28 - A Política Nacional de Atenção Básica tem como estratégia prioritária:
a) agente de saúde
b) regionalização
c) descentralização
d) saúde da família
e) saúde bucal

29 - A Responsabilidade financeira pelo fornecimento de medicamentos, produtos de interesse para a saúde ou procedimentos é pactuada no (a):
a) Conselho de Saúde
b) CIT
c) CIB
d) CIR
e) Conferência de saúde

30 - A autorização e Controle de doação, empréstimo e financiamento é feita:
a) Conselho Nacional de Saúde
b) órgão de direção nacional do Sistema Único de Saúde
c) Fundo Nacional de Saúde
d) Comissão Intergestores Tripartite
e) Câmara Municipal

31 - Sobre a participação de entidades privadas no SUS é correto afirmar:
a) a contratualização com o SUS será preferencialmente por meio de  contrato.
b) entidades filantrópicas e com fins lucrativos terão preferência para participar do SU
c) Os critérios e valores para a remuneração serão estabelecidos pela direção nacional do SUS e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde.
d) proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados podem exercer cargo de chefia ou função de confiança no SUS
e) a iniciativa privada tem obrigação de prestar serviços para o SUS.

32 - Sobre o profissional da saúde é correto afirmar:
a) deve-se incentivar a dedicação integral
b) deve ter treinamento permanente prioritariamente por meio virtual
c) deve ter plano de carreira, cargos e salários
d) deve ser valorizado, sendo capacitado exclusivamente com recursos oriundos do SUS
e) deve ser ético e profissional, e participar obrigatoriamente da gestão do SUS

33 - Para que ocorra repasse de recursos fundo a fundo, um estado deve possuir, exceto:
a) Fundo de Saúde;
b) Conferência de Saúde
c) plano de saúde;
d) relatório de gestão
e) contrapartida de recursos para a saúde

34 - Não é considerada outras fontes de recursos para financiar o SUS nos Municípios:
a) Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde
b)ajuda, contribuições, doações e donativos
c) receitas de impostos;
d) taxas, multas, emolumentos e preços públicos
e) rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

35 - Um hospital universitário federal para manter serviços de assistência à saúde deve estar vinculado ao SUS por meio de:
a) contrato
b) consórcio
c) termo de compromisso
d) convênio
e) convenção

36 - A lei do SUS:
a) veda o repasse de recursos para os municípios para ações que não estejam no plano de saúde, em qualquer hipótese.
b) estabelece os critérios para o repasse de recursos para os municípios, sendo que um deles é a necessidade de possuir quantidade de usuários vacinados em programas nacionais.
c) estabelece que as forças armadas, a qualquer tempo, pode vincular-se ao SUS por meio de convênio.
d) contempla o subsistema de atendimento e internação domiciliar.
e) veda a participação de organismos internacionais vinculados à ONU no que tange a doações para saúde.

37 -Em relação à competência da direção estadual do SUS coordenar e, em caráter complementar, executar ações e serviços, não está de acordo com esta atribuição:
a) vigilância epidemiológica;
b) vigilância sanitária;
c) alimentação e nutrição;
d)  saúde do trabalhador;
e) gerir hemocentro.

38 - Não é critério para avaliação de medicamentos e produtos de interesse para saúde para efeito de dispensação:
a) eficácia
b) prazo de entrega
c) segurança
d) efetividade
e) custo-efetividade.

39 - Na falta de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica a dispensação será realizada:
I - a nível federal com base nas relações de medicamentos instituídas pelo gestor federal e fornecimento pactuado na Comissão Intergestores Tripartite;
II - a nível estadual, de forma suplementar, com base nas relações de medicamentos pelo gestor estadual e fornecimento pactuado na Comissão Intergestores Bipartite;
III - a nível de cada Município, de forma suplementar, com base nas relações de medicamentos instituídas pelos gestores municipais com fornecimento pactuado no Comissão Intergestores Regional.
Estão corretos aos itens:
a) I, II, III
b) I, II
c) II, III
d) I, III
e) nenhum está correto.

40 - Não compete ao Ministério da Saúde:
a) incorporação, exclusão ou alteração de novos medicamentos
b) incorporação, exclusão ou alteração de novos produtos e procedimentos na área de saúde
c) constituição ou a alteração de protocolo clínico
d) constituição ou alteração da diretriz terapêutica
e) concessão de aposentadoria acidentária do trabalhador

41- Sobre o plano de saúde é correto afirmar:
a) as diretrizes são definida pelo Conselho Nacional de Saúde
b) deve considerar, como diretriz, as características epidemiológicas e financeiras da população.
c) deve considerar, como diretriz, a organização dos serviços em cada jurisdição administrativa e a estrutura sanitária do ente federado.
d) cada ente público possui o seu plano de saúde, exceto o Distrito Federal que utiliza o plano de saúde nacional.
e) não é requisito necessário para o repasse de recursos do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde.

42 - Conforme a Lei 8080/90, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - As ações desenvolvidas pela Fundação das Pioneiras Sociais e pelo Instituto Nacional do Câncer, supervisionadas pela direção nacional permanecerão como referencial de prestação de serviços, formação de recursos humanos e para transferência de tecnologia.
II - poderá se transferida subvenções e auxílios para entidades privadas com finalidade lucrativa.
III - Fica preservada a gratuidade do SUS para os usuários nos serviços públicos contratados da iniciativa privada.
a) I, II, III
b) I, II
c) II, III
d) I, III
e) nenhum está correto

43 - A utilização de recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) em finalidades diversas das previstas na Lei 8080/90 constitui:
a) Crime de emprego irregular de verbas pública.
b) Crime de sonegação
c) Crime de desvio de finalidade
d) Crime de apropriação indébita
e) Crime de peculato

44 - Conforme o Decreto 7508/2011, a área que tem a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde é chamada de:
a) Região de saúde
b) consórcio administrativo intermunicipal
c) distrito sanitário
d) rede social
e) comarca

45 - De acordo com o Decreto 7508/2011, os serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial são chamados de:
a) portas de entrada
b) rede de atenção à saúde
c) Serviços Especiais de Acesso Aberto 
d) mapa da saúde
e) contrato organizativo

46- Princípio do SUS que estabelece que estabelece que qualquer pessoa pode ter acesso ao sistema:
a) integralidade
b) equidade
c) universalidade
d) financiamento público
e) probidade

47 - Para constituição de uma região de saúde, conforme os critérios estabelecidos pelo Decreto 7508/2011, de possuir, no mínimos, o seguinte
I - atenção primária e urgência e emergência;
II - atenção psicossocial;
III - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e
IV - vigilância em saúde.
Estão corretos os itens:
a) I, II, III, IV
b) I, II, III
c) II, III, IV
d) I, III, IV
e) I, II, IV

48 - Os entes federativos definirão os seguintes elementos em relação às Regiões de Saúde, EXCETO:
a) seus limites geográficos;
b) população usuária das ações e serviços;
c) rol de ações e serviços que serão ofertados;
d) respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços.
e) valores da produção dos serviços.

49 - São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços, exceto:
a) atenção primária;
b) atenção de urgência e emergência;
c) atenção farmacêutica com medicamento de alto custo
d) atenção psicossocial;
e)especiais de acesso aberto.

50 - Tem a competência de pactuar as etapas do processo e os prazos do planejamento municipal em saúde em consonância com os planejamentos estadual e nacional:
a) CIB
b) CIT
c) CIR
d) Conselho Municipal de Saúde
e) Fundo Municipal de Saúde


1c 2e 3c 4b 5e 6d 7b 8b 9e 10c 11a 12e 13 c 14a 15a 16c 17c 18a 19d 20c 21c 22a 23b 24e 25e 26c 27c 28d 29b 30b 31c 32c 33b 34c 35d 36d11 37e 38b 39b 40e 41a 42d 43a 44a 45c 46c 47a 48e 49c 50a

6 comentários:

  1. A questão 2 consta como gab a letra E, mas a letra A tb está incorreta pq afirma que os serviços privados podem integrar o SUS, desde que estabeleçam com o SUS contrato de direito público. Na verdade podem ser através de convênio.

    § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes do SUS, MEDIANTE CONTRATO DE DIREITO PÚBLICO OU CONVÊNIO, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    ResponderExcluir
  2. Professor, parabéns pela quantidade de questões ... Uma ótima ferramenta para a aprendizagem!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sobre a questão 03 gostaria de saber comentários sobre as alternativas incorretas?

    ResponderExcluir
  4. Sobre a questão 03 gostaria de saber comentários sobre as alternativas incorretas?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sobre a questão 03 gostaria de saber comentários sobre as alternativas incorretas?

    ResponderExcluir