1 - Um Distrito Sanitário, como estratégia para
implementação do SUS, deve ser visto como um processo social, isto é, como uma
expressão concreta de uma política pública de dimensão social. A definição do
território de influência dos serviços de saúde em um dado município deve
observar alguns pontos, tais como, EXCETO:
a) Definição da
oferta disponível para a população da área de influência.
b) Quantificação
(mensal) de cada serviço.
c) Qualificação da
oferta em termos de procedimentos que realiza.
d)Estabelecimento
dos mecanismos e instrumentos de referência e contrarreferência.
e) Necessidade dos
procedimentos de forma individualizada com indicação dos serviços emergenciais.
2 - aprovação dos critérios e valores para remuneração
dos serviços do SUS, assim como os parâmetros para a cobertura assistencial, é
de responsabilidade:
a) Consórcio Intermunicipal.
b) Conselho Nacional de Saúde.
c) Conselho Nacional de Educação.
d) Ministério da Fazenda.
e) Fundo Municipal de Saúde.
3 - Conforme determina a Lei Federal nº. 8080/1990,
NÃO está incluída no campo de atuação do SUS, a execução de ações:
a) Saúde do trabalhador.
b) Assistência terapêutica integral, inclusive
farmacêutica.
c) Vigilância Epidemiológica.
d) Assistência ao desenvolvimento
ambientalista de universidades.
e) Vigilância Sanitária.
4 - Os recursos destinados a cobertura de ações e
serviços de saúde a serem implementados pelos municípios, conforme determinação
legal, deverão ser repassados de forma:
a) Bancária.
b) Regular e
automática.
c) Quinzenal.
d) Assistencial.
e) Quinquenal.
5 - À direção nacional do SUS, conforme dispõe a Lei
Federal nº. 8080/1990, compete, EXCETO:
a) Controlar e
fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.
b) Prestar
cooperação técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos
Municípios para o aperfeiçoamento da sua atuação institucional.
c) Elaborar normas
para regular as relações entre o SUS e os serviços privados contratados de
assistência à saúde.
d) Normatizar e
coordenar nacionalmente o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados.
e) Executar
isoladamente ações e serviços supletivos a nível municipal.
6 - Os instrumentos básicos do Sistema de Planejamento
do SUS são: Plano de Saúde e Relatório Anual de Gestão, que devem ser
desenvolvidos em cada esfera de gestão, de acordo com necessidades e
especificidades. O Relatório Anual de Gestão, em termos de estrutura, deve
conter alguns dados. Analise-os:
I. Resultado da
apuração dos indicadores.
II. Análise da
execução da programação física e orçamentária.
III. Revisão de
indicadores, reprogramação etc.
IV. Deve ser
submetido à apreciação do Conselho de Saúde e conter instrumentos para
avaliação do Plano de Saúde.
Estão corretas apenas
as alternativas:
a) I, II, III
b) II, III, IV
c) I, III, IV
d) I, II, III, IV
e) I, II, IV
7 - A participação da comunidade na gestão do SUS está
estabelecida em legislação federal específica e deverá acontecer através do(a):
a) Conselho de Saúde.
b) Conselho comunitário.
c) Organizações não-governamentais.
d) Ingresso em cooperativas hospitalares.
e) Gerência extragovernamental.
8 - São objetivos do SUS:
a) identificação de
fatores que condicionem à saúde;
b) política
financeira de incentivo à saúde;
c) ação de ordem
social que vise arrecadação de recursos;
d) identificação de
fatores condicionantes e determinantes, formulação de política de saúde
promovida no campo social e econômico, assistência às pessoas por ações de
promoção proteção e recuperação da saúde;
e) política
sócio-econômica de saúde, assistência social e previdência social.
9 - O SUS foi desenvolvido em razão do artigo 198 da
Constituição Federal, com base nos seguintes princípios, exceto:
a) Universalidade;
b) Igualdade;
c) Participação da
comunidade;
d) Regionalização e
hierarquização da rede de serviços de saúde;
e) Capacidade
econômica dos municípios.
10 - As ações e serviços de saúde do SUS:
a) são executadas
diretamente por ele, obrigatoriamente;
b) têm participação
prioritária da iniciativa privada
c) são organizados
de forma centralizada, não regionalizada
d) têm organização
hierarquizada em níveis de complexidade crescente
e) só podem ser
executados através da iniciativa privada.
11 - São dispositivos da Lei Orgânica do Sistema Único
de Saúde - SUS (Lei nº 8.080/90), EXCETO:
a) a saúde é um
direito fundamental do ser humano;
b) é dever do Estado
garantir a saúde através da formulação de políticas que visem à redução de
riscos de doenças e de outros agravos;
c) é dever do Estado
assegurar acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde para
sua promoção, proteção e recuperação;
d) o dever do Estado
não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade;
e) a iniciativa
privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter
prioritário.
12 – São princípios correlacionados com o SUS
a) Universalidade,
pessoalidade e legalidade;
b) Universalidade,
igualdade e equidade;
c) Igualdade,
legalidade e pessoalidade;
d) Universalidade,
pessoalidade e equidade.
e) modicidade,
isonomia, acesso universal
13) A responsabilidade do Poder Público em relação à
saúde:
a) é exclusiva;
b) é privativa
c) é concorrente
d) não exclui o
papel da família, da comunidade e dos próprios indivíduos.
e) exclui o papel da
sociedade.
14) A saúde é um direito de todos e um dever do
Estado, desenvolvido através de uma política social e econômica que vise acima
de tudo as ações e serviços para a sua:
a) proteção e
recuperação
b) promoção e recuperação.
c) promoção,
proteção e recuperação
d) regionalização,
proteção e recuperação
e) promoção,
prevenção e centralização.
15) É correto afirmar que a direção do Sistema Único
de Saúde será exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:
a) Presidência da
República, Governo do Estado e Prefeitura Municipal;
b) Ministério da
Saúde, Secretaria do Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde;
c) Conselho Nacional
de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Municipal de Saúde;
d) Ministério do
Trabalho e Previdência Social, Secretaria do Estado da Saúde e Secretaria
Municipal de Trabalho e Ação Social.
e) Ministro da
Saúde, Secretário Estadual de Saúde e Prefeito
16 - Das atribuições incluídas no campo de atuação do
Sistema Único de Saúde estão corretas:
I- executar ações de: vigilância sanitária, vigilância
epidemiológica, saúde do trabalhador e de assistência terapêutica integral,
inclusive farmacêutica;
II- executar a vigilância nutricional e a orientação
alimentar;
III- estimular o incremento, em sua área de atuação,
do desenvolvimento científico e tecnológico.
a) Somente I
b) I, II e III
c) Somente II e III
d) Nenhuma correta
17 - É correto afirmar:
a) os Estados
poderão constituir convênios;
b) não existe
direção única no SUS;
c) em nível
municipal admite-se sua organização em comarcas;
d) os municípios
podem constituir consórcios.
e) os municípios
podem criar regiões de saúde
18 - Não é parte integrante obrigatória das
ações de atenção à saúde dentro da política setorial de saúde:
a) Intervenções ambientais;
b) Comunicação;
c) Educação;
d) Privatização
e) intervenções sanitárias
19 - O novo
modelo de atenção à saúde baseia-se:
a) Na ética do médico, na qual a pessoa constitui o foco nuclear da
atenção independente da coletividade onde vive
b) No modelo epidemiológico priorizando ações exclusivamente
preventivas.
c) No modelo terapêutico exclusivo na atenção primária
d) Na ética do coletivo
que incorpora e transcende ao individual, em que a pessoa é estimulada a ser
agente da sua própria saúde e da saúde da comunidade que integra
e) Na ética do possível, não se podendo atender a todos como estabelece a
Constituição.
20 - A direção do SUS deve ser :
a) Única em cada
esfera de governo.
b) Descentralizada e
colegiada em cada esfera do governo.
c) Cabe ao INSS.
d) Cabe ao
Governador e Prefeito.
e) Única, com tomada
de decisão em conjunto entre órgãos de saúde e conselhos de saúde.
21 - São princípios e diretrizes do SUS, exceto:
a) Integralidade da
assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo de ações e
serviços.
b) Organização dos
serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para os mesmos fins.
c) Capacidade de
resolução dos serviços somente ao nível federal.
d) Universalidade de
acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
e) gratuidade e
financiamento público da saúde
22 - "Um conjunto de ações que proporcionam o
conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores
determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a
finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das
doenças ou agravos." Esta é a definição de:
a) Vigilância
Epidemiológica.
b) Saúde Integral.
c) Sistema Único de
Saúde.
d) Vigilância
Sanitária.
e) saúde do trabalhador
23 - Com
relação às disposições da Lei n° 8.080/90 referentes à Saúde do Trabalhador,
assinale a alternativa correta.
A) O Sistema Único
de Saúde não se responsabiliza pela informação ao trabalhador, à sua respectiva
entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho,
doença profissional e do trabalho, ficando essas informações a cargo das
instituições privadas.
B) A partir da homologação dessa lei, a
avaliação do impacto que as novas tecnologias provocam à saúde ficaram a cargo
do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas representações estaduais.
C) A direção
municipal do Sistema Único de Saúde deve indicar a entidade sindical
responsável pela revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no
processo de trabalho.
D) As políticas de
saúde do trabalhador incluem a responsabilidade na formação dos recursos
humanos, promovendo cursos de reciclagem e garantindo sua satisfação no
trabalho.
E) Devem ser
desenvolvidas atividades voltadas à recuperação e reabilitação da saúde dos
trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de
trabalho.
24 - Com relação às disposições da Lei n° 8.080/90,
considere as seguintes afirmativas:
I. A vigilância sanitária engloba um conjunto de ações
capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos
problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de
bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
II. À direção estadual do Sistema Único de Saúde
compete participar do controle dos agravos do meio ambiente que tenham
repercussão na saúde humana.
III. Nos estados, o Sistema Único de Saúde organiza-se
em distritos.
IV. A assistência terapêutica integral, incluindo
medicamentos, não está prevista no Sistema Único de Saúde.
Assinale a
alternativa correta.
A) Somente a afirmativa I é verdadeira.
B) Somente a afirmativa IV é verdadeira.
C) Somente as afirmativas III e IV são
verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I e III são
verdadeiras.
E) Somente as afirmativas I e II são
verdadeiras.
25 -Em relação à articulação entre o setor público de
saúde e o setor privado de saúde pode-se afirmar que:
A) Dentre os dois segmentos do setor privado, o
lucrativo e o não-lucrativo, o setor lucrativo é o que mais se articula ao SUS
por meio de contratos para a prestação de serviços.
B) Não há qualquer
tipo de articulação entre estes sistemas, uma vez que funcionam de maneira
completamente independente.
C) O segmento
não-lucrativo do setor privado abrange instituições filantrópicas, tais como as
Santas Casas de Misericórdia, sendo que boa parte delas vinculam-se ao SUS por
meio de contratos para prestação de serviços.
D) O segmento
lucrativo tem como sua parcela mais expressiva o chamado sistema supletivo de
assistência médica abarcando apenas as cooperativas médicas e os planos de
administração.
E) N.R.A.
26-Reunir-se-á a cada quatro anos com a representação
de vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as
diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes,
convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo
Conselho de Saúde. Trata-se:
A) Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
B) Conferência de Saúde.
C) Conselho de Saúde.
D) Ministério da Saúde.
E) N.R.A.
27 - É uma instância
colegiada do Sistema Único de Saúde:
A) Ministério da Saúde;
B) Fundo Municipal de Saúde;
C) Conferência de Saúde;
D) Secretaria de Assistência à Saúde;
E) Secretaria de Vigilância à Saúde.
28 - Não é competência da direção estadual do SUS:
A) participar, junto com os órgãos afins, do
controle dos agravos do meio ambiente que tenham repercussão na saúde humana;
B) participar da formulação da política e da
execução de ações de saneamento básico;
C) participar das ações de controle e avaliação
das condições e dos ambientes de trabalho;
D) em caráter exclusivo, formular, executar,
acompanhar e avaliar a política de substâncias e equipamentos para a saúde
humana e dos animais.
E) N.R.A.
29 - Marque a alternativa incorreta:
A) Os serviços públicos que integram o Sistema
Único de Saúde (SUS) constituem campo de prática para ensino e pesquisa,
mediante normas específicas, elaboradas conjuntamente com o sistema
educacional.
B) O Ministério da Previdência Social acompanhará,
através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da
aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a
malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério da
Justiça aplicar as medidas previstas na Lei 8.080/90.
C) As autoridades responsáveis pela distribuição
da receita efetivamente arrecadada transferirão automaticamente ao Fundo
Nacional de Saúde (FNS), observado o critério do parágrafo único do artigo 34
da Lei 8.080/90, os recursos financeiros correspondentes às dotações
consignadas no Orçamento da Seguridade Social, a projetos e atividades a serem
executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
D) Na distribuição dos recursos financeiros da
Seguridade Social será observada a mesma proporção da despesa prevista de cada
área, no Orçamento da Seguridade Social.
E) N.R.A.
30 - Não se enquadra como competência da direção
municipal do SUS, executar serviços:
A) de vigilância epidemiológica e sanitária;
B) de alimentação e nutrição;
C) de saneamento básico e habitação;
D) de saúde do trabalhador.
E) N.R.A.
31 - O Pacto pela Vida é o compromisso entre os
gestores do Sistema Único de Saúde em torno de prioridades que apresentam
impacto sobre a situação de saúde da população brasileira. Estão entre as
prioridades pactuadas, EXCETO:
A) saúde do idoso;
B) controle do câncer de próstata;
C) redução da mortalidade infantil e materna;
D) promoção da saúde;
E) fortalecimento da atenção básica.
32 - A hierarquização dos serviços é uma das
diretrizes do Sistema Único de Saúde. Para atingi-la, um importante instrumento
é a:
A) implantação de um sistema de referência e
contra-referência;
B) regionalização das ações e serviços;
C) definição da normatização institucional;
D) integração com outros setores da economia;
E) otimização dos recursos disponíveis.
33 - O processo de regionalização adotado pelo Sistema
Único de Saúde constitui-se em estratégia de:
a) dispersão dos serviços de saúde e de busca
de sua maior centralização.
b) horizontalização
dos serviços de saúde e de busca de sua maior eficiência.
c) unificação dos
serviços de saúde e de busca de maior participação da comunidade.
d) centralização dos
serviços de saúde e de busca de maior comprometimento por parte da comunidade.
e) hierarquização
dos serviços de saúde e de busca de maior equidade.
34 - De acordo com a Lei no 8.142/90, os recursos do
Fundo Nacional de Saúde, alocados como cobertura das ações e serviços de saúde
a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal, devem ter
destinação mínima aos Municípios de:
a) 55% (cinquenta e
cinco por cento).
b) 65% (sessenta e
cinco por cento).
c) 60% (sessenta por
cento).
d) 70 % (setenta por
cento).
e) 50% (cinquenta
por cento).
35 - Vigilância sanitária; vigilância epidemiológica:
a) ambas não estão incluídas no Sistema Único
de Saúde.
b) ambas estão incluídas no Sistema Único de
Saúde.
c) aquela está incluída no Sistema Único de
Saúde; esta, não.
d) esta se encontra incluída no Sistema Único
de Saúde; aquela, não.
e) ambas estão parcialmente incluídas no
Sistema Único de Saúde.
36 - Embora as atribuições administrativas no que
concerne à saúde sejam comuns aos entes da Federação, a Lei no 8.080/90
estabelece competências diversas para cada ente integrante do Sistema Único de
Saúde. A alternativa que lista tão somente atribuições das direções municipais
do SUS é:
a) coordenar serviços de saúde do trabalhador;
identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas
públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional.
b) f o r m a r c o n s ó r c i o s a d m i n i
s t r a t i v o s intermunicipais; gerir laboratórios públicos de saúde e
hemocentros.
c) executar serviços de vigilância sanitária;
acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de
Saúde (SUS).
d) formular, avaliar e apoiar políticas de
alimentação e nutrição; estabelecer critérios, parâmetros e métodos para o
controle da qualidade sanitária de produtos, substâncias e serviços de consumo
e uso humano.
e) controlar e fiscalizar os procedimentos dos
serviços privados de saúde; elaborar normas para regular as relações entre o
Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços privados contratados de assistência
à saúde.
37 - A articulação entre os diversos gestores do
Sistema Único de Saúde se dá através de duas Comissões – a Comissão
Intergestores Tripartite (CIT) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A
Comissão Intergestores Bipartite é formada por:
a) representação da Secretaria Estadual de
Saúde (SES) e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS)
ou órgão equivalente, sendo que um dos representantes dos Municípios é o
Secretário de Saúde da Capital.
b) representação da Secretaria Estadual de
Saúde (SES) e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS)
ou órgão equivalente, sendo que um dos representantes dos Municípios é o
Secretário de Saúde do município mais bem colocado no IDH
c) por representação do Ministério da Saúde
(MS) e do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).
d) por representação do Ministério da Saúde
(MS) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS).
e) por representação do Ministério da Saúde
(MS) e da Secretaria Estadual de Saúde.
38 - De acordo com a Lei n° 8.142/90, os recursos do
Fundo Nacional de Saúde serão alocados de diversas formas, EXCETO:
a) Como investimentos previstos no Plano
Quinquenal do Ministério da Saúde.
b) Como despesas de custeio e de capital do
Ministério da Saúde.
c) Como investimentos previstos em lei
orçamentária.
d) Como despesas de custeio e de capital da
administração direta e indireta.
e) Como recursos destinados com exclusividade
aos Municípios.
39 - Com base em seus conhecimentos sobre a Lei n°
8.142, de 28 de dezembro de 1990, assinale a correta:
a) O Sistema Único
de Saúde, de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em
cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Executivo, com duas
instâncias colegiadas, a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
b) Os recursos do
Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como investimentos previstos em
lei orçamentária, de iniciativa do Poder Executivo e aprovados pelo Congresso
Nacional.
c) A Conferência de
Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos
sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a
formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
d) O Conselho de Saúde, em caráter permanente
e deliberativo, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da
política de saúde, exceto nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões
serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído
e) Para receberem os recursos de cobertura das
ações e serviços de saúde os Municípios, os Estados e o Distrito Federal
deverão contar com uma Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e
Salários (PCCS), previsto o prazo de três anos para sua implantação
40 - São referências fundamentais do processo de
estruturação do SUS, EXCETO:
a) a saúde como direito do cidadão e a
descentralização da gestão de programas sociais.
b) universalidade, integralidade e equidade.
c) explicitação de conflitos com base para a
construção de consensos.
d) articulação de uma relação política entre
Estado e sociedade, visando o alcance de direitos que possam ser agendados e
institucionalizados.
e) adoção de
planejamento normativo ancorado na produção, com caráter a-histórico.
1e 2b 3d 4b 5e 6d 7ª
8d 9e 10d 11e 12b 13d 14c 15b 16b 17d 18d 19d 20ª 21c 22ª 23e 24e 25c 26b 27c
28d 29b 30c 31b 32a 33b 34d 35b 36b 37a 38e 39c 40e
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