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quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Exercicio 4 - Amazonas Energia

Exercício 4
1 - Em relação ao custo de disponibilidade estabelecido na Resolução 414/2010 para os consumidores do grupo B, assinale a alternativa correta:
a) caso o consumidor não venha consumir o mínimo estabelecido, pagará sobre o seu consumo real.
b) caso o consumidor não venha consumir o mínimo estabelecido, terá desconto proporcional à economia.
c) caso o consumidor venha consumir além do mínimo estabelecido, pagará o valor do mínimo fixado.
d) caso o consumidor venha consumir além do mínimo estabelecido, pagará o valor consumido e multa proporcional ao aumento.
e) caso o consumidor não venha consumir o mínimo estabelecido, pagará o valor do mínimo fixado.
2 - Acerca dos valores inclusos na fatura de energia elétrica, é correto afirmar:
a) não pode, em qualquer caso, ser incluído valor de doações do consumidor a entidade de caráter social.
b) a distribuidora pode incluir valor de doação na fatura do consumidor, independente de sua autorização.
c) caso o consumidor autorize a inclusão na fatura de energia elétrica de valor de doações para entidade de caráter social, deve arcar com o ônus do processamento.
d) o consumidor pode solicitar da distribuidora que inclua valor de doação para entidade de caráter social na fatura de energia elétrica.
e) não pode ser incluído qualquer valor na fatura de energia elétrica além dos serviços e consumo de energia elétrica.
3 - Assinale a alternativa correta em relação ao custeio de obras para fornecimento de energia elétrica:
a) A distribuidora deve atender, gratuitamente, à solicitação de fornecimento para unidade consumidora, localizada em propriedade ainda não atendida de consumidor do grupo B, para qualquer  carga instalada
b) A distribuidora deve atender, gratuitamente, à solicitação de fornecimento para unidade consumidora, localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, a ser enquadrada no grupo B, exceto se tiver que substituir transformador.
c) A distribuidora deve atender, com ônus para o consumidor, à solicitação de fornecimento para unidade consumidora, localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, a ser enquadrada no grupo B.
d) A distribuidora deve atender, gratuitamente, à solicitação de fornecimento para unidade consumidora, localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, a ser enquadrada no grupo B.
e) A distribuidora deve atender, com ônus para o consumidor, à solicitação de fornecimento para unidade consumidora, localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, a ser enquadrada no grupo B, dispensando os custos da instalação do transformador.
4 - Caso não seja possível a medição de unidade consumidora por fatores alheios à distribuidora, o faturamento será feito:
a) pelo valor do consumo do último ciclo
b) pela média geométrica dos doze últimos ciclos
c) pela média dos últimos três ciclos.
d) pela média dos últimos doze ciclos
e)  pela diferença entre o último consumo e a média aritmética dos últimos doze ciclos.
5 - NÃO é meio adequado estabelecido pela Resolução 414/2010 para entrega da fatura de energia elétrica:
a) no posto de atendimento
b) em outro endereço indicado pelo consumidor
c) no local da unidade consumidora
d) por meio eletrônico de acesso a dados (2a via)
e) na unidade consumidora mais próxima na ausência do consumidor
6 - O prazo mínimo entre a data de apresentação da fatura de energia elétrica e o seu vencimento, para consumidor do grupo B é de:
a) 5 dias
b) 5 dias úteis
c) 10 dias
d) 10 dias úteis
e) 15 dias
7 - A Audiência Pública no 008/2008 que serviu de orientação para atualização da Resolução 414/2010, foi realizada nas seguintes cidades:
a) Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Recife/PE, Brasilia/DF e Belém/PA
b) Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Recife/PE, Brasilia/DF e Manaus/AM
c) Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Salvador/BA, Brasilia/DF e Belém/PA
d) Florianópolis/SC, São Paulo/SP, Salvador/BA, Brasilia/DF e Belém/PA
e) Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE, Goiania/GO e Belém/PA
8 - As bandeiras tarifárias apresentam as seguintes cores:
a) verde, amarelo, azul e branco
b) verde, amarelo e vermelho
c) branco, verde e azul
d) preto e branco
e) vermelho, laranja e azul
9 - Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I - a distribuidora deve oferecer no máximo seis datas de vencimento para fatura de energia elétrica.
II - a declaração de quitação de débito deve ser entregue até junho do ano anterior ao período base.
III - As garantias para pagamento de energia elétrica, quando exigidas, são definidas pela distribuidora.
a) Todas estão incorretas
b) Todas estão corretas
c) a assertiva I está correta e as demais incorretas
d) a assertiva II está correta e as demais incorretas
e) a assertiva III está correta e as demais incorretas
10 - O valor máximo da multa por inadimplemento no pagamento da fatura de energia elétrica é:
a) 1%      b) 3%      c) 5%      d) 2%      e) 10%
11 - Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
I -  as centrais de teleatendimento devem ser instaladas quando a distribuidora possui mais de 60 mil unidades consumidora.
II - a recuperação de tarifa por irregularidades na unidade consumidora deve ser cobrada referente aos últimos 36 meses.
III - A distribuidora deve realizar, em até 30 (trinta) dias, a aferição dos medidores e demais equipamentos de medição, solicitada pelo consumidor
a) Todas estão incorretas
b) Todas estão corretas
c) a assertiva I está correta e as demais incorretas
d) a assertiva II está correta e as demais incorretas
e) a assertiva III está correta e as demais incorretas
12 - A Resolução 414/2010 estabelece regras para realização de campanhas informativas. Assinale a alternativa incompatível com o nível de informação dessas campanhas:
a – divulgar os direitos e deveres específicos do consumidor de energia elétrica;
b – orientar sobre a utilização racional da energia elétrica;
c – manter atualizado o cadastro das unidades consumidoras;
d– informar ao consumidor, em particular e ao público em geral, sobre a importância do cadastramento da existência de equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência humana
e - informar o valor dos débitos pendentes dos consumidores.
13 - Uma equipe de uma distribuidora de energia elétrica efetuou o corte do abastecimento de energia elétrica de uma unidade residencial do grupo B, às 20 horas de uma quarta-feira em razão de inadimplemento por dois meses, regularmente notificado.A suspensão de fornecimento foi:
a) legal, pois houve a notificação do corte.
b) legal, pois o inadimplemento por dois meses leva à suspensão do fornecimento.
c) ilegal, pois foi realizada em horário não previsto na norma regulamentadora da Aneel.
d) ilegal, pois o fornecimento de energia elétrica é serviço de natureza essencial.
e) ilegal, pois a empresa distribuidora não tentou negociar o débito
14 - A notificação ao consumidor informando se não houver o pagamento de fatura atrasada será processada a suspensão do fornecimento de energia elétrica é de:
a) 15 dias
b) 10 dias
c) 20 dias
d) 3 dias
e) 30 dias
15 - O prazo de religação de urgência de unidade consumidora localizada na zona urbana será:
a – 24 (vinte e quatro) horas
b – 48 (quarenta e oito) horas
c – 4 (quatro) horas
d – 8 (oito) horas
e -  10 (dez) horas
16 - O tempo máximo para atendimento presencial ao consumidor disponibilizado pela distribuidora será de no máximo:
a) dois dias
b) um dia
c) duas horas
d) quarenta e cinco minutos
e) trinta minutos
17 - Acerca do atendimento telefônico que a distribuidora deve apresentar para seus consumidores, assinale a alternativa INCORRETA:
a) gratuidade para o solicitante, independente de a ligação provir de operadora de serviço telefônico fixo ou móvel;
b) atendimento até o segundo toque de chamada;
c) acesso em toda área de concessão ou permissão, incluindo os Municípios atendidos a título precário;
d) estar disponível todos os dias, 24 (vinte e quatro) horas por dia;
e) atender com exclusividade no horário comercial.
18 - Sobre os procedimentos para ressarcimento de dano elétrico, assinale a alternativa que apresenta inconsistência:
a) o consumidor deve comunicar o dano no prazo de 90 dias à distribuidora, contado do incidente.
b) a empresa pode realizar a verificação do equipamento danificado in loco ou em seus laboratórios
c) não cabe ao consumidor fazer contraprova com laudos de laboratórios acreditados
d) a resposta da verificação deve ser dada em um prazo de 15 das, contado da verificação.
e) o ressarcimento somente será efetuado se houver a comprovação do nexo causal do dano elétrico com o fornecimento de energia elétrica de responsabilidade da distribuidora.
19 - Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I - Em unidades consumidoras do grupo B localizadas em área rural, a distribuidora pode efetuar as leituras em intervalos de até 12 (doze) ciclos consecutivos.
II - A distribuidora, no caso de falta de medidores, pode não atender ao fornecimento de ligações novas.
III - No caso de acesso aos equipamentos de medição, será cobrado o consumo do último mês pela distribuidora.
a) Todas estão incorretas
b) Todas estão corretas
c) a assertiva I está correta e as demais incorretas
d) a assertiva II está correta e as demais incorretas
e) a assertiva III está correta e as demais incorretas
20 - Uma das alternativas abaixo é incompatível com o que estabelece a Resolução Aneel 414/2010:
a) reparcelamento
b) consolidação de faturas
c) pagamento de comissionamento de obra pelo consumidor
d) uso de tarifas diferenciadas pelo horário de consumo de energia elétrica.
e) dispensa de juros pelo inadimplemento do consumidor do grupo B
21 - Sobre os direitos do consumidor do grupo B, assinale a alternativo INCORRETA:
a) receber energia elétrica na unidade consumidora nos padrões de tensão e de índices de continuidade estabelecidos
b) ser orientado sobre o uso eficiente da energia elétrica, de modo a reduzir desperdícios e garantir a segurança na sua utilização
c) escolher uma entre pelo menos 6 (seis) datas disponibilizadas pela distribuidora para o vencimento da fatura;
d) receber a fatura com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis da data do vencimento, exceto quando se tratar de unidades consumidoras classificadas como Poder Público, Iluminação Pública e Serviço Público, cujo prazo deve ser de 5 (cinco) dias úteis
e) responder apenas por débitos relativos à fatura de energia elétrica de sua responsabilidade.

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