Gestão de Compras
Compra:
O termo compra pode ser definido como a aquisição onerosa de uma
coisa ou de um direito, pelo qual se paga determinado preço.
Gestão de compras
A gestão de compras é uma atividade fundamental
para o bom gerenciamento das empresas e que influencia diretamente nos seus estoques e no
relacionamento com os clientes, estando também relacionada à competitividade
e ao sucesso da organização.
A Gestão da aquisição assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios
de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos,
deixando cada vez mais para trás a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e
repetitiva, um centro de despesa e não um centro de lucros. (MORAES,
2005)
Função compras
Segundo Arnold (1999) “a função compras é
responsável pelo estabelecimento do fluxo dos materiais
na firma, pelo segmento junto ao fornecedor, e
pela agilização da entrega.
Ao longo do tempo, a função compras passou a
ser imprescindível para a administração de recursos materiais de uma empresa.
Hoje saber comprar de forma a beneficiar a organização é determinante não
somente para a competitividade, como para a própria permanência da empresa no
mercado.
Hoje se calcula que o
total gasto pelas empresas com compras varia de 50% a
80% da receita bruta. Portanto, pequenas reduções no custo das
aquisições podem repercutir de maneira altamente positiva no lucro da empresa.
Objetivo
A função compras tem quatro objetivos principais: obter
mercadorias e serviços na quantidade certa, com qualidade e a um menor custo;
garantir que a entrega seja feita de maneira correta; e, desenvolver e manter
boas relações com os fornecedores.
De forma simples, o objetivo da função compras é
conseguir tudo ao mesmo tempo: qualidade, quantidade, prazo de entrega e preço.
Os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como
um todo, visando o melhor atendimento ao cliente externo e interno. Essa preocupação
tem tornado a função compras extremamente dinâmica, utilizando-se de tecnologias
cada vez mais sofisticadas e atuais como o EDI, a
Internet e cartões de crédito. (MARTINS & ALT, 2001, p. 67)
Atividades relacionadas com compras:
As atividades relacionadas a compras envolvem uma
série de fatores como: seleção de fornecedores, qualificação dos serviços,
determinação de prazos de vendas, previsão de preços, serviços e mudanças na
demanda.
Setor de compras
O departamento de
compras desempenha um papel fundamental na realização dos objetivos da empresa.
Sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços,
tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros
elementos na estratégia de operações.
É fundamental manter um banco de dados de fornecedores atualizado, ter poder de negociação
e estabelecer um relacionamento baseado na confiança mútua com o fornecedor.
Segundo Moraes (2005)
o departamento de compras também pode assumir vários outros papéis. Um deles
está relacionado com a negociação de preços com
os fornecedores. “Essa negociação determinará o preço final dos produtos e,
portanto, a competitividade da empresa”.
Importância dos
bancos de dados: fornecer informações sobre os fornecedores para proporcionar
melhor negociação.
Informações
essenciais dos bancos de dados:
- nome e endereço dos
fornecedores;
- prazos de entrega;
- preços médios.
- linha de produtos.
- produtos que atende
ou pode atender.
- pessoas de contato.
- tempo de
relacionamento.
- email, sítios.
- problemas gerados e
soluções.
Paradoxo de compras:
- compras just in
time ou em grande escala;
- fornecedor
exclusivo ou variedade de fornecedores;
- compra a vista ou
compra a prazo.
Funcionário da área de compras - perfil
Para Moraes (2005) é
necessário também que as pessoas que trabalham nesta área estarem muito bem
informadas e atualizadas, além de terem habilidades interpessoais como poder de negociação, facilidade de trabalhar em equipe, boa
comunicação, capacidade de gestão de conflitos.
Baily et al. (2000)
definem o perfil ideal do comprador moderno da seguinte forma:
(...) Vê a função como geradora
potencial de lucro: acredita que deve contribuir para os planos a longo prazo
como parceiro em igualdade de condições. Possui MBA;
forte base financeira e tecnológica; assume que a área de compras é vital para
o bem-estar da empresa, que necessita de contribuição criativa
para os planos e as políticas corporativas. Aspira assumir
uma diretoria; ansioso para eliminar as deficiências da administração de
recursos humanos e proporcionar melhores condições de trabalho. Possui metas
bem definidas para atingir objetivos, com o uso de melhor planejamento,
criatividade e colaboração de outros executivos da empresa.
Seleção de fornecedor
Uma vez tomada a decisão sobre o que comprar, a
segunda decisão mais importante refere-se ao fornecedor certo.
Um bom fornecedor é aquele que tem a tecnologia para fabricar o produto na qualidade exigida, tem a capacidade
de produzir as quantidades necessárias e pode administrar seu negócio com
eficiência suficiente para ter lucros e ainda assim vender um produto a preços
competitivos.
Segundo Bertaglia (2006) o processo de seleção de
fornecedor não é simples. A complexidade aumenta em função das características
do item ou serviço a ser comprado, pois as exigências podem ser maiores ou
menores.
O ato de comprar deixou de ser simplesmente o de
efetuar uma cotação de preços.
Há três
características básicas que devem ser consideradas em um processo de decisão
para se selecionar um fornecedor: preço,
qualidade e serviço.
A importância da seleção de
fornecedores no processo de compras
No contexto competitivo em que as empresas se
encontram, faz-se necessário o desenvolvimento de diferenciais para
sobrevivência em um mercado em constante mudança.
Nesse cenário, os critérios de avaliação e seleção
de fornecedores podem ser utilizados no contexto do gerenciamento da cadeia de
suprimentos. A gestão efetiva desta cadeia consiste em vantagem competitiva
para as organizações que a compõem. A concorrência acontece, pois, não mais
entre empresas do mesmo ramo, mas sim, entre as cadeias
de suprimentos e o seu correto gerenciamento (LANGENDYK, 2002).
De acordo com Martins (2005), com o decorrer dos
anos, a seleção de fornecedores vem ganhando cada vez mais importância. O aumento no valor dos itens comprados em relação ao
total da receita das empresas, a aquisição de produtos
de outros países viabilizados pela globalização, a preços competitivos e a crescente velocidade de mudança de tecnologia, acompanhada por uma redução do ciclo de vida dos produtos, são alguns
fatores que contribuem para o crescimento da seleção de fornecedores.
Para a seleção de fornecedores existem critérios
que têm deixado de ser somente aqueles básicos, ou seja, o preço ao qual o
fornecedor oferecia o produto, a qualidade do produto, que deveria atender à
especificação mínima requerida pela empresa, e a velocidade de entrega do
produto pelo fornecedor.
O custo
total de aquisição, que considera todos os custos associados à aquisição do
produto; a qualidade total oferecida
pelo fornecedor (não somente a qualidade mínima necessária); o serviço prestado pelo fornecedor, que
além da velocidade de entrega passou a considerar a confiabilidade, o custo de transporte, a consistência e freqüência
de entregas e a flexibilidade do fornecedor; a capacidade tecnológica e de
processo do fornecedor; sua saúde financeira; e a estrutura e estratégia
organizacional do fornecedor, estão entre os novos critérios que passaram a ser
adotados. (GOFFIN et al., 1997 apud MARTINS, 2005).
Há vários fatores que influenciam
na seleção de um fornecedor, tais como:
Habilidade técnica: O fornecedor possui habilidade técnica para produzir ou fornecer o
produto desejado?
Capacidade produtiva: A produção deve ser capaz de satisfazer às especificações do produto
de forma consciente, ao mesmo tempo produzindo o menor número possível de
defeitos.
Confiabilidade: Ao
selecionar um fornecedor, é desejável que se escolha um fornecedor confiável,
reputado e financeiramente sólido.
Pós-venda: Se o
produto tem natureza técnica ou provavelmente necessitará de peças de reposição
ou apoio técnico, o fornecedor deve ter um bom serviço de atendimento pós
venda.
Localização do fornecedor: Algumas vezes é necessário/recomendável que o
fornecedor esteja próximo do comprador, ou pelo menos mantenha um estoque
local.
Preço: O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos, não significando necessariamente o menor preço.
Preço: O fornecedor deve ser capaz de oferecer preços competitivos, não significando necessariamente o menor preço.
Segundo Slack et al. (1999) a
definição de com quantos e com quais fornecedores a empresa irá trabalhar faz
parte da estratégia de compras.
A empresa poderá trabalhar com fornecedores exclusivos para
determinados produtos (single sourcing), vários
fornecedores para um mesmo produto (multiple sourcing); com uma rede constituída de poucos fornecedores
diretos (de primeiro nível) e uma base maior de fornecedores indiretos, que
"fornecem para seus fornecedores" (de segundo e terceiro níveis), ou
pode trabalhar com fornecedores
internacionais (global sourcing).
A área de Compras deverá ponderar
as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos e selecionar o que melhor se
adequar (ou os que melhor se adequarem) à estratégia e ao alcance da empresa.
O tipo de relacionamento que a
empresa pretende manter com os mesmos será também uma condição para a seleção
dos fornecedores.
É preciso que o setor de compras
mantenha uma base de dados extensa
sobre fornecedores potenciais e que seja capaz de sugerir alternativas de
materiais e serviços para serem considerados. Dentro do processo de compras,
existem, segundo Pozo (2000, p.139), as seguintes atividades centrais:
Assegurar descrição completa das necessidades;
Selecionar fontes de suprimentos;
Conseguir informações de preço;
Colocar os pedidos (ordens de
compras);
Acompanhar (follow up) os
pedidos;
Verificar notas fiscais (e
romaneios respectivos);
Manter registros e arquivos;
Manter relacionamento com
vendedores.
Na avaliação de fornecedores potenciais, alguns fatores são
quantitativos, e é possível atribuir um valor monetário a eles. Outros fatores
são qualitativos e sua determinação exige ponderação. Geralmente, são
determinados de forma descritiva.
A seguir, método de
classificação, que pode ser utilizado para combinar esses dois fatores
principais (quantitativos e qualitativos). Auxiliando o comprador a selecionar
o melhor fornecedor:
1. Selecionar os fatores que
devem ser considerados na avaliação de fornecedores potenciais.
2. Atribuir um peso a cada fator.
Esse peso determina a importância de um fator em relação aos outros.
3. Atribuir uma pontuação para os
fornecedores quanto a cada um dos fatores.
4. Classificar os fornecedores.
O processo de seleção de fornecedores é de extrema importância no processo de compras. A seleção de fornecedores precisa ser a mais correta, pois caso aconteça o contrário, as necessidades de compras da empresa não serão perfeitamente atendidas e com isso afetará diretamente a demanda, a qualidade e a logística do produto a ser fornecido.
Níveis de estoque
Os níveis de estoque da empresa, por exemplo,
afetam o custo de produção e podem trazer outros
problemas para a empresa, como a necessidade de um maior controle, de pessoal e
despesas com a sua manutenção. Assim, a área de compras tem uma função
importante de cuidar para que os níveis de estoque da empresa estejam sempre
equilibrados.
“É importante que se consiga otimizar o
investimento, aumentando o uso eficiente dos meios financeiros, minimizando as
necessidades de capital investido em estoques”. (DIAS, 2005)
Esta é uma questão delicada e que está
diretamente ligada à gestão de compras, pois níveis de estoque, apesar de
significarem uma segurança de que a produção não precisará sofrer interrupções,
ao mesmo tempo demanda custos na maioria das vezes altos para a empresa, pois
tem que ser armazenados e controlados constantemente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARNOLD, J. R. Tony. Administração
de materiais : uma introdução / J. R. Tony Arnold ; tradução Celso Rimoli,
Lenita R. Esteves. – São Paulo : Atlas, 1999.
BERTAGLIA, P. R. Logística e
gerenciamento da cadeia de abastecimento : São Paulo: Saraiva, 2006.
DIAS, Mario. Manual do Comprador
: conceitos, técnicas e práticas indispensáveis em um departamento de compras /
Mario Dias, Roberto Figueiredo Costa.—2. Ed. – São Paulo: Edicta, 2003.
LANGENDYK, Adriano. Estratégias
de logística em uma empresa do setor automobilístico: o caso da Volkswagen-Audi
no período 1996-2001. Florianópolis, 2002. 192 p. Dissertação (Mestrado em
Engenharia de Produção). Departamento de Qualidade e Produtividade, UFSC.
MARTINS, Rodrigo. Estratégia de
compras na indústria brasileira de higiene pessoal e cosméticos: um estudo de
casos. 2005 : Dissertação (Mestrado) – Instituto Coppead, UFRJ,Rio de Janeiro,
2005.
POZO, Hamilton. Administração de
recursos materiais e patrimoniais, uma abordagem logística : São Paulo: Atlas,
2000. 195 p.
SLACK, N. et al. Administração da
produção : São Paulo: Atlas 1999.
Exercícios:
1 - Explicar o que é
compras e gestão de compras.
2 - Explique a função
compras.
3 - Explique os 4
objetivos da função compras.
4 - Quais as atividades
relacionadas com compras?
5 -Explique e dê
exemplo do paradoxo de compras.
6 - Qual o perfil do
profissional de compras?
7 - Quais as
características de um bom fornecedor?
8 - Apresente seis
fatores para escolha de um fornecedor.
9 - Explique as consequências
de nível de estoque alto e baixo.
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