Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2012

NOÇOES DE POLÍTICA ECONOMICA, NOÇOES DE POLÍTICA MONETÁRIA, INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MONETÁRIA, FORMAÇÃO DA TAXA DE JUROS



Política econômica
É o conjunto de ações governamentais planejadas para atingir objetivos econômicos de um país, região, estado ou de um conjunto de países.
A política econômica é conduzida internamente pelo governo, banco central e legislativo e externamente pelo Fundo Monetário Nacional, Banco Mundial e Exim Bank.
Modalidades
Política econômica estrutural: visa regular situações da estrutura macro-econômica, como aumento de investimentos, melhoria no parque industrial e tecnológico.
O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC é exemplo de política econômica estrutural.
Política econômica conjuntural: administra situações determinadas, como inflação, deflação, escassez de produtos, desaceleração do crescimento.
O Plano Real foi um exemplo de política econômica conjuntural.
Modelos de política econômica
- Modelo intervencionista ou Estado de Economia Planificada: o Estado interfere na atividade produtiva de forma efetiva, produzindo produtos e concorrendo com outras empresas. É o Estado empresário.
- Modelo liberal ou laissez-faire: o Estado não interfere na economia, deixando as forças de mercado estabelecerem o equilíbrio.
- Modelo neo-liberal ou Estado Regulador: o Estado privatiza a produção de bens e serviços e passa a regular e fiscalizar a atividade delegada.
Instrumentos de política econômica
Existem basicamente quatro instrumentos de política econômica realizada pelo governo: política fiscal, externa, de rendas e monetária.
Política fiscal
São ações adotadas pelo governo para controlar os gastos públicos e aumentar a arrecadação.
Redução de gastos: incentivos de demissões voluntárias, não concessão de aumentos salariais, redução em investimento público, redução do endividamento público.
Aumento de arrecadação: criação de impostos, aumento de base de cálculo, aumento de alíquotas, redução de isenções.
Política Externa
Ações desenvolvidas pelo governo para melhorar o balanço de pagamentos, proteger setores produtivos e desenvolver relações comerciais externas.
Balanço de Pagamento: todas as transações de caráter financeiros realizados por residentes de um país com residentes de outros países.
Medidas: aumentar exportações, utilizar barreiras tarifárias e não-tarifárias, abertura do mercado.
A política externa está associada a política cambial (controle da entrada e saída de divisas do país) e a política comercial (controle da importação e exportação de mercadorias).
vvv
Política de renda
Ações governamentais para melhorar a distribuição de renda no país.
Medidas: aumentar a base de isenção de impostos, distribuir cestas e valores a título de auxílio público, saúde pública, ensino público.
POLÍTICA MONETÁRIA
Conjunto de ações com a finalidade de controlar a liquidez dos meios de pagamento, feita com a oferta da moeda e das taxas de juros.
Controle que o governo realiza no sistema bancário na busca da estabilidade do valor da moeda.
Tipos de política monetária
Política monetária restritiva:
Conjunto de medidas para reduzir o crescimento da quantidade de moeda e dificultar os empréstimos (eleva a taxa de juros).
O objetivo desse tipo de política é evitar o aumento de preço e por conseguinte a inflação.
Política monetária expansiva
Conjunto de medidas para injetar moeda no mercado e reduzir os custos dos empréstimos (redução da taxa de juros).
O objetivo dessa política é aquecer a demanda agregada e incentivar o desenvolvimento do país.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA MONETÁRIA
Os instrumentos da política monetária são:
1 - Emissão de moeda
A emissão de moeda, seja moeda-metálica ou papel-moeda, é privativa do Banco Central do Brasil.
Efeito multiplicador dos bancos
Os bancos comerciais têm a capacidade de multiplicação da moeda escritural através de operações de crédito.
Exemplo: o banco recebe depósito a vista e empresta esse valor com base no seu lastro para um cliente. O valor emprestado é depositado na conta do cliente no próprio banco, tornando-se uma nova captação, possuindo mais lastro para um novo crédito.
2 - Reserva Legal ou Depósito Compulsório
É a parcela de cada depósito à vista e dos recursos de terceiros que os bancos comerciais recebem do público e que compulsoriamente têm de recolher ao Banco Central.
O depósito compulsório reduz o efeito multiplicador dos bancos, imobilizando, de acordo com a taxa de recolhimento de reserva obrigatória fixada pelo Conselho Monetário Nacional uma parte maior ou menor dos depósitos bancários e os recursos de terceiros que nelas circulem.
Os recursos ficam depositados no Caixa Forte do BACEN.
3 - Mercado de títulos públicos - compra e venda de título da dívida pública
O Governo Federal por meio do Banco Central efetua o lançamento de títulos públicos na captação de recursos junto ao público.
Mercado primário
É onde são feitos os lançamentos dos títulos públicos para serem negociados com instituições financeiras.
O Banco Central para fazer esses lançamento atua por meio de instituições financeiras chamadas de dealers que irão representá-lo no mercado.
Somente os dealers poderão participar do leilão primário realizado entre as instituições e o Banco Central (mercado primário).
Dealers: bancos, corretoras ou distribuidoras.
Mercado secundário
Após a compra no mercado primário, esses dealer passam a negociar os títulos no mercado secundário ou mercado aberto (open market) para todas as demais pessoas, físicas ou jurídicas.
Política monetária utilizada nos mercados
O Banco Central  atua no mercado aberto de forma a sanear a liquidez de moeda:
- Se existe a necessidade de enxugar a liquidez do mercado, o BACEN vende títulos do Governo Federal ou de emissão dele mesmo;
- Se o mercado está com carência de liquidez, o BACEN injeta recursos no mercado comprando os títulos públicos em poder das instituições financeiras.
Resultado das operações de compra e venda de títulos
- controle permanente do volume de moeda ofertada no mercado;
- alteração das taxas de juros de curto prazo;
- realização de operações de curto e curtíssimo prazos pelos bancos de suas disponibilidades ociosas.
- garantia de liquidez para os títulos públicos.
Percebe-se que o controle do volume de moeda ofertada e a alteração nas taxas de juros são obtidas no mercado primário, onde o BACEN negocia diretamente com as instituições financeiras, alterando a posição de reservas dos bancos, bem como o volume e o preço do crédito. 
As operações com disponibilidades ociosas e a liquidez dos títulos públicos são obtidas no mercado secundário, entre instituições financeiras, no qual o BACEN intervém por meio de seus dealers agilizando a liquidez da economia.
Resumo
- Compra líquida de títulos públicos pelo BACEN (resgate de títulos): eleva o volume de reservas bancárias e aumenta a liquidez do mercado, gerando queda na taxa de juros.
- Venda líquida de título público pelo BACEN (colocação de títulos): diminuição do volume de reservas bancárias e redução da liquidez do mercado, com aumento da taxa de juros primária.
Go around
São leilões informais, onde todos os dealers credenciados participam. O objetivo é manter a maior competitividade possível entre todos os participantes.
Neste caso o BACEN solicita que seus dealers façam cotações via telefone ou outro meio sobre os títulos públicos a serem negociados.
Existem os GAV (go around de venda) e os GAC (go around de compra).
4 - Redesconto
Durante o dia, os bancos devem manter sua posição junto ao Banco Central credora ou zerada.
Quando o banco não consegue captação junto ao público por meio da emissão de CDB/RDB ou do mercado interbancário (CDI), deve buscar saneamento junto ao BACEN por uma linha de crédito chamada de redesconto.
O redesconto de um dia é chamado intradia, sendo vinculado obrigatoriamente a operações  compromissada.
Operação compromissada
Compra por parte do BACEN de títulos públicos federais pertencentes a instituição financeiras, com o compromisso desta recomprá-lo.

Controle do volume dos meios de pagamento
O controle do volume dos meios de pagamentos à disposição do público é feito pelo Banco Central.
Os mecanismos de controle são: depósito compulsório, operações no mercado aberto e empréstimo de assistência à liquidez (redesconto).
5 - Controle e seleção do crédito
O crédito também sofre de mecanismos para conter sua expansão ou redução, de forma que as forças de livre mercado são afetadas, pois se estabelece controle sobre o volume e o preço do crédito.
Meios para contingenciamento do crédito: controle do volume e destino do crédito; controle das taxas de juros; fixação de limites e condições dos créditos.
O controle do crédito direcionamento para determinados segmentos pode acelerar ou reduzir o seu crescimento (política microeconômica de atuação).
Exemplo: se o governo quiser incentivar a avicultura para exportação, isentará a exportação de frango e aumentará o IPI interno.
6 - Reservas bancárias
Todos os bancos possuem um contra junto ao Banco Central por onde circulam suas reservas. Essa conta é chamada de reservas bancárias.
Todos os cheques encaminhados à compensação passam pelo Banco do Brasil na câmara de compensação, gerando um débito nas contas de reservas bancárias.
O saldo destas contas é contrabalançado através de depósitos e outros créditos.
Assim, a conta de reserva bancária é movimentada no Banco Central para saques, depósitos, compensação, remessa e recebimento de TED, compra e venda de CDI (certificado de depósito interbancário), recolhimento compulsório, redesconto, compra e venda de títulos federais, compra e venda de moeda estrangeira.
MEIOS DE PAGAMENTO E BASE MONETÁRIA
Base monetária: é composta do papel-moeda emitido e das reservas bancárias em depósito no BACEN.
Os conceitos de moeda conforme o grau de liquidez sob a ótica do investidor são:
M1 - corresponde a moeda e ativos monetários circulantes.
O M1 é o papel moeda em poder do público, mais os depósitos à vista nos bancos comerciais.
O M1 é o papel-moeda emitido menos o papel-moeda depositado no Caixa Forte do BACEN (reserva compulsória dos bancos comerciais e múltiplos) e menos o caixa em moeda corrente do bancos comerciais.
O M1 é o dinheiro que tem liquidez, sendo aceito livremente e não gera rendimentos por si só.
M2 é formado por ativos quase-monetários que são rapidamente transferidos, negociados ou resgatados, tendo uma liquidez muito próxima da moeda.
M2 é um conceito de moeda que além do M1 inclui os depósitos em cadernetas de poupança e as aplicações em títulos privados (depósito a prazo, letras de câmbio, letras hipotecárias e letras imobiliárias).
M3 é um conceito de moeda que além do M2 inclui os saldos dos fundos de renda fixa de liquidez imediata e as operações compromissadas com títulos públicos federais.
M4 é um conceito de moeda que além do M3 inclui as aplicações dos investidores em títulos públicos federais.
O BACEN controla o M4 que envolve os ativos monetários e não-monetários, procurando controlar a oferta total do moeda na economia.
A oferta do dinheiro está diretamente relacionada aos preços e assim impede a violação do princípio de que a limitação do volume de dinheiro em circulação é uma condição necessária para que ele mantenha o seu valor.
A moeda que perde seu valor gera inflação pelo aumento da quantidade de dinheiro em circulação (conceito clássico).
TEORIA QUANTITATIVA DA MOEDA
Explica as razões porque as pessoas demandam por moeda:
- Motivo transacional: a moeda é um meio de pagamento direto.
- Motivo precaucional: a moeda serve para pagamento de algum imprevisto decorrente e escassez.
- Motivo especulativo: busca-se a moeda com a intenção de obter ganho com ela.
Fórmula:
M.V=P.Y
M - volume do meio de pagamento
V - velocidade de circulação da moeda
P - preço
Y - produto interno bruto ou renda bruta
Ex: Se M é R$ 30 milhões, PY (renda nacional nominal) igual a R$ 1.200 milhões, então:
V = PY/M    V = 1200/30 = 40

Isso significa que a moeda circulou 40 vezes no decorrer de um ano para 

7 comentários:

  1. Obrigada por estar me ajudando a estudar para o concurso

    ResponderExcluir
  2. Cara Thaise
    Bons estudos. Continue estudando que você atingirá seus objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Salvei a página aqui, ainda não li direito, mas parece muito bom. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Nossa valeu mesmo, foi de grande ajuda, detalhou bem.. ^^/

    ResponderExcluir
  5. Material muito bom e bem explicativo. Parabéns, pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o conteúdo, explicado realmente para quem não entende muita coisa, assim, fica mais fácil o entendimento.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o conteúdo, explicado realmente para quem não entende muita coisa, assim, fica mais fácil o entendimento.

    ResponderExcluir