NBR ISO 9001:2008
Sistema de gestão da
qualidade
A organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um
sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de
acordo com os requisitos desta Norma.
A organização deve:
a) identificar os
processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por
toda a organização; Exemplo: nota 1
b) determinar a
seqüência e interação desses processos; (fluxograma)
c) determinar critérios
e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos
sejam eficazes;
d) assegurar a
disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar a operação e
o monitoramento desses processos;
e) monitorar, medir onde
aplicável e analisar esses processos, e
f) implementar ações
necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.
Esses processos devem
ser geridos pela organização de acordo com os requisitos desta Norma.
Terceirização de
processo (Conceito Nota 2)
Quando
uma organização optar por terceirizar algum processo que afete a conformidade
do produto em relação aos requisitos, a organização deve assegurar o controle
desses processos.
O tipo e extensão do controle a ser aplicado a esses processos
terceirizados devem ser definidos dentro sistema de gestão da qualidade.
NOTA(1) os processos
necessários para o sistema de gestão da qualidade acima referenciados incluem processos
para atividades de gestão, provisão de recursos, realização do produto e
medição, analise e melhoria.
Nota(2) Um “processo
terceirizado” é um processo que a organização necessite para seu sistema de gestão
da qualidade e que a organização escolhe para ser executada por uma parte
externa. (conceito)
Nota(3) Assegurar que o
controle sobre os processos terceirizados não exima a organização da responsabilidade
de estar conforme com todos os requisitos do cliente, estatutários e
regulamentares.
O tipo e a extensão do
controle a ser aplicado ao processo terceirizado podem ser influenciados por fatores
como:
a) Impacto potencial do
processo terceirizado sobre a capacidade da organização de fornecer produto em
conformidade com os requisitos.
b) O grau no qual o
controle do processo é compartilhado.
c) A capacidade de
atingir o controle necessário.
Requisitos de
documentação
A
documentação do sistema de gestão da qualidade deve incluir:
a)
declarações documentadas de uma política da qualidade e dos objetivos da
qualidade;
b)
um manual da qualidade;
c)
procedimentos documentados e registros requeridos por esta Norma; e
d)
documentos incluindo registros determinados pela organização necessários para
assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos.
NOTA 1 Onde o termo
“procedimento documentado“ aparecer nesta Norma, significa que o procedimento é
estabelecido, (documentado), implementado e mantido. Um único documento pode
cobrir os requisitos para um ou mais procedimentos. Um requisito para um
procedimento documentado pode ser coberto por mais de um documento.
NOTA
2 A
abrangência da documentação do sistema de gestão da qualidade pode diferir de
uma organização para outra devido:
a)
ao porte da organização e ao tipo de atividades;
b)
à complexidade dos processos e suas interações, e
c)
à competência do pessoal.
NOTA 3 A documentação pode estar em
qualquer forma ou tipo de meio de comunicação.
Manual
da qualidade
A
organização deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua:
a)
o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas
para quaisquer exclusões;
b)
os procedimentos documentados estabelecidos para o sistema de gestão da
qualidade, ou referência a eles;
c)
uma descrição da interação entre os processos do
sistema de gestão da qualidade.
Controle de documentos
Os documentos requeridos
pelo sistema de gestão da qualidade devem ser controlados. Registros são um
tipo especial de documento e devem ser controlados.
Um procedimento
documentado deve ser estabelecido para definir os controles necessários para:
a) aprovar documentos
quanto a sua adequação, antes da sua emissão;
b) analisar criticamente
e atualizar, quando necessário, e reaprovar documentos;
c) assegurar que as
alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas;
d) assegurar que as versões
pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso;
e) assegurar que os
documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis;
f) assegurar que
documentos de origem externa determinados pela organização como necessários para
o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados
e que sua distribuição seja controlada, e
g) evitar o uso não
pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos
em que eles forem retidos por qualquer propósito.
Controle de registros
Registros
estabelecidos para prover evidências da conformidade com requisitos e da
operação eficaz do sistema de gestão da qualidade devem ser controlados.
A organização deve
estabelecer um procedimento documentado para definir os controles necessários para
a identificação, armazenamento, proteção, recuperação, retenção e disposição dos
registros.
Registros devem ser
mantidos legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.
Responsabilidade
da direção
A
alta direção deve fornecer evidência do seu comprometimento com o
desenvolvimento e com a implementação do sistema de gestão da qualidade, e com
a melhoria contínua de sua eficácia:
a) a comunicação à
organização da importância em atender aos requisitos dos clientes, como também aos
requisitos estatutários e regulamentares;
b) o estabelecimento da
política da qualidade;
c) assegurando que os
objetivos da qualidade são estabelecidos;
d) conduzindo as
análises críticas pela Direção, e;
e) a garantia da
disponibilidade de recursos.
Foco no cliente
A
Alta Direção deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e
atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente.
Política
da qualidade
A
alta Direção deve assegurar que a política da qualidade:
a)
seja apropriada ao propósito da organização;
b)
inclua um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria
contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade;
c)
proveja uma estrutura para estabelecimento e análise critica dos objetivos da
qualidade;
d)
seja comunicada e entendida por toda a organização, e;
e)
seja analisada criticamente para manutenção de sua adequação.
Objetivos da qualidade
A Alta Direção deve
assegurar que os objetivos da qualidade, incluindo aqueles necessários para atender
aos requisitos do produto sejam estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes
da organização. Os objetivos da qualidade devem ser
mensuráveis e coerentes com a política da qualidade.
Planejamento do sistema
de gestão da qualidade
A Alta Direção deve
assegurar que:
a) o planejamento do
sistema de gestão da qualidade seja realizado de forma a satisfazer os
requisitos do processo, bem como os objetivos da qualidade, e;
b) a integridade do
sistema de gestão da qualidade seja mantida quando mudanças no sistema de
gestão da qualidade são planejadas e implementadas.
Responsabilidade e
autoridade
A Alta Direção deve
assegurar que as responsabilidades e a autoridade sejam definidas e comunicadas
em toda a organização.
Representante
de administração
A
Alta Direção deve indicar um membro da administração da organização que,
independente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e
autoridade para:
a)
assegurar que os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade sejam
estabelecidos, implementados e mantidos;
b)
relatar à Alta Direção o desempenho do sistema de gestão da qualidade e
qualquer necessidade de melhoria; e
c)
assegurar a promoção da conscientização sobre os
requisitos do cliente a toda a organização.
NOTA A responsabilidade
de um representante da direção pode incluir a ligação com partes externas em
assuntos relativos ao sistema de gestão da qualidade.
Comunicação interna
A Alta Direção deve
assegurar que sejam estabelecidos, na organização, os processos de comunicação apropriados
e que seja realizada comunicação relativa à eficácia do sistema de gestão da
qualidade.
Análise crítica pela direção
A Alta Direção deve
analisar criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a
intervalos planejados, para assegurar sua continua adequação, suficiência e
eficácia. Essa análise crítica deve incluir a avaliação de oportunidades para
melhoria e necessidades de mudança no sistema de gestão da qualidade, incluindo
a política da qualidade e os objetivos da qualidade.
Devem ser
mantidos registros das análises críticas pela direção.
Entradas
para análise crítica
As
entradas para a análise crítica pela direção devem incluir informações sobre:
a)
resultados de auditorias;
b)
realimentação do cliente;
c)
desempenho de processo e conformidade de produto;
d)
situação das ações preventivas e corretivas;
e)
ações de acompanhamento sobre as análises críticas anteriores pela direção;
f)
mudanças que possam afetar o sistema de gestão da qualidade, e;
g)
recomendações para melhoria.
Saídas da análise
crítica
As saídas da análise
crítica pela direção devem incluir quaisquer decisões e ações relacionadas a:
a) melhoria da eficácia
do sistema de gestão da qualidade e de seus processos;
b) melhoria do produto
em relação aos requisitos do cliente, e;
c) necessidades de
recursos.
Gestão de recursos
A organização deve
determinar e prover recursos necessários para:
a) implementar e manter
o sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente sua eficácia, e;
b) aumentar a satisfação
de clientes mediante o atendimento aos seus requisitos.
Recursos
humanos
As pessoas que executam atividades que afetam a conformidade do
produto deve ser competente, com base em educação, treinamento, habilidades e
experiência apropriados.
Competência,
conscientização e treinamento
A
organização deve:
a)
determinar a competência necessária para as pessoas que executam trabalhos que
afetam a conformidade com os requisitos do produto;
b)
onde aplicável, prover treinamento ou tomar outras ações para atingir a
competência necessária;
c)
avaliar a eficácia das ações executadas;
d)
assegurar que o seu pessoal está consciente quanto à pertinência e importância
de suas atividades e de como elas contribuem para atingir os objetivos da qualidade,
e
e)
manter registros apropriados de educação, treinamento, habilidades e
experiência.
Infra-estrutura
A organização deve
determinar, prover e manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade
com os requisitos do produto. A infra-estrutura inclui, quando aplicável:
a) edifícios, espaço de
trabalho e instalações associadas;
b) equipamentos de
processo (tanto materiais e equipamentos quanto programas de computador), e;
c) serviços de apoio
(como sistemas de transporte, comunicação ou informação).
Ambiente de trabalho
A organização deve
determinar e gerenciar as condições do ambiente de trabalho necessárias para alcançar
a conformidade com os requisitos do produto.
Planejamento
da realização do produto
A
organização deve planejar e desenvolver os processos necessários para a
realização do produto. O planejamento da realização do produto deve ser
coerente com os requisitos de outros processos do sistema de gestão da
qualidade.
Ao
planejar a realização do produto, a organização deve determinar, quando
apropriado:
a)
os objetivos da qualidade e requisitos para o produto;
b)
a necessidade de estabelecer processos e documentos e prover recursos
específicos para o produto;
c)
verificação, validação, monitoramento, medição, inspeção e atividades de
ensaios requeridos, específicos para o produto, bem como os critérios para a
aceitação do produto;
d)
os registros necessários para fornecer evidência de que os processos de
realização e o produto resultante atendem aos requisitos.
A saída deste
planejamento deve ser de forma adequada ao método de operação da organização.
NOTA 1 Um documento
especificando os processos do sistema de gestão da qualidade (incluindo os
processos de realização do produto) e os recursos a serem aplicados a um
produto, empreendimento ou contrato específico, pode ser referenciado como um
plano da qualidade.
Processos
relacionados a clientes
A
organização deve determinar:
a)
os requisitos especificados pelo cliente, incluindo os requisitos para entrega
e para atividades de pós-entrega;
b)
os requisitos não declarados pelo cliente, mas necessários para o uso
especificado ou pretendido, onde conhecido;
c)
requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis ao produto, e;
d)
qualquer requisito adicionais determinados pela organização.
NOTA 1 Atividades pós-entregas incluem, por
exemplo, ações sob condições de garantia, obrigações contratuais, tais como,
serviços de manutenção e serviços suplementares, como reciclagem e descarte.
Análise crítica dos
requisitos relacionados ao produto
A organização deve
analisar criticamente os requisitos relacionados ao produto. Esta análise
crítica deve ser realizada antes da organização assumir o compromisso de
fornecer um produto para o cliente (por exemplo, apresentação de propostas, aceitação
de contratos ou pedidos, aceitação de alterações em contratos ou pedidos) e
devem assegurar que:
a) os requisitos do
produto estejam definidos;
b) os requisitos de
contrato ou de pedido que difiram daqueles previamente manifestados estejam resolvidos;
c) a organização tem a
capacidade para atender aos requisitos definidos.
Devem ser mantidos
registros dos resultados da análise crítica e das ações resultantes da análise critica.
Quando o cliente não
fornecer uma declaração documentada dos requisitos, a organização deve confirmar
os requisitos do cliente antes da aceitação.
Quando os requisitos do
produto forem alterados, a organização deve assegurar que os documentos pertinentes
sejam revisados e que o pessoal pertinente seja conscientizado sobre os
requisitos alterados.
NOTA Em
algumas situações, como vendas pela
internet, uma análise crítica formal para cada pedido é impraticável.
Nesses casos, a análise crítica, pode compreender as informações pertinentes ao
produto, como catálogos ou material de propaganda.
Comunicação
com o cliente
A
organização deve determinar e implementar providências eficazes para se
comunicar com os clientes em relação a:
a)
informações sobre produto;
b)
tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emendas, e;
c)
realimentação do cliente, incluindo suas reclamações.
Planejamento do projeto
e desenvolvimento
A organização deve
planejar e controlar o projeto e desenvolvimento de produto.
Durante o planejamento
do projeto e desenvolvimento a organização deve determinar:
a) os estágios do
projeto e desenvolvimento;
b) a análise crítica,
verificação e validação que sejam apropriadas para cada estágio do projeto e desenvolvimento,
e;
c) as responsabilidades
e autoridade para projeto e desenvolvimento.
A organização deve
gerenciar as interfaces entre os diferentes grupos envolvidos no projeto e desenvolvimento,
para assegurar a comunicação eficaz e a designação clara de responsabilidades.
As saídas do
planejamento devem ser atualizadas apropriadamente, na medida que o projeto e o
desenvolvimento progridem
.
NOTA 1 analise critica
de projeto e desenvolvimento, verificação e validação tem propósitos distintos.
Estas atividades podem
ser conduzidas e registradas separadamente ou em qualquer combinação, na forma
adequada para o produto e a organização.
Entradas de projeto e
desenvolvimento
Entradas relativas a
requisitos de produto devem ser determinadas e registros devem ser mantidos.
Estas devem incluir:
a) requisitos de
funcionamento e de desempenho;
b) requisitos estatutários
e regulamentares aplicáveis;
c) onde aplicável,
informações originadas de projetos anteriores semelhantes, e;
d) outros requisitos
essenciais para projeto e desenvolvimento.
As entradas devem ser
analisadas criticamente quanto à suficiência (adequação). Requisitos devem ser
completos, sem ambigüidades e não conflitantes entre si.
Saídas de projeto e
desenvolvimento
As saídas de projeto e
desenvolvimento devem ser apresentadas em uma forma adequada para a verificação
em relação às entradas de projeto e desenvolvimento e devem ser aprovadas antes
de serem liberadas.
Saídas de projeto e
desenvolvimento devem:
a) atender aos
requisitos de entrada para projeto e desenvolvimento;
b) fornecer informações
apropriadas para aquisição, produção e prestação de serviço;
c) conter ou referenciar
critérios de aceitação do produto, e;
d) especificar as
características do produto que são essenciais para seu uso seguro e adequado.
Análise crítica de
projeto e desenvolvimento
Análises críticas
sistemáticas de projeto e desenvolvimento devem ser realizadas, em fases apropriadas,
de acordo com as disposições planejadas:
a) avaliar a capacidade
dos resultados do projeto e desenvolvimento em atender aos requisitos, e;
b) identificar qualquer
problema e propor as ações necessárias.
Entre os participantes
dessas análises críticas devem estar incluídos representantes de funções envolvidas
com o estágio do projeto e desenvolvimento que está sendo analisado criticamente.
Devem ser mantidos registros dos resultados das análises críticas e de
quaisquer ações necessárias.
Verificação de projeto e
desenvolvimento
A verificação deve ser
executada conforme disposições planejadas, para assegurar que as saídas do
projeto e desenvolvimento estejam atendendo aos requisitos de entrada do
projeto e desenvolvimento. Devem ser mantidos registros dos resultados da
verificação e de quaisquer ações necessárias.
Validação de projeto e
desenvolvimento
A validação do projeto e
desenvolvimento deve ser executada conforme disposições planejadas para
assegurar que o produto resultante seja capaz de atender aos requisitos para
aplicação especificada ou uso pretendido (intencional), onde conhecido. Onde
for praticável, a validação deve ser concluída antes da entrega ou
implementação do produto. Devem ser mantidos registros dos resultados de
validação e de quaisquer ações necessárias.
Controle de alterações
de projeto e desenvolvimento
As alterações de projeto
e desenvolvimento devem ser identificadas e registros devem ser mantidos.
As alterações devem ser
analisadas criticamente, verificadas e validadas, como apropriado, e aprovadas antes
da sua implementação. A análise crítica das alterações de projeto e
desenvolvimento deve incluir a avaliação do efeito das alterações em partes
componentes e no produto já entregue. Devem ser mantidos registros dos
resultados da análise crítica de alterações e de quaisquer ações necessárias.
Processo
de aquisição
A
organização deve assegurar que o produto adquirido está conforme os requisitos
especificados de aquisição.
O
tipo e a extensão do controle aplicados ao fornecedor
e ao produto adquirido devem depender do efeito do produto adquirido na
realização subseqüente do produto ou no produto final.
A organização deve
avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade em fornecer produtos
de acordo com os requisitos da organização. Critérios para seleção, avaliação e
reavaliação devem ser estabelecidos. Devem ser mantidos registros dos
resultados das avaliações e de quaisquer ações necessárias, oriundas da
avaliação.
Informações
de aquisição
As
informações de aquisição devem descrever o produto a ser adquirido e incluir,
onde apropriado
a)
requisitos para aprovação de produto, procedimentos, processos e equipamento;
b)
requisitos para qualificação de pessoal, e;
c)
requisitos do sistema de gestão da qualidade.
A organização deve
assegurar a adequação dos requisitos de aquisição especificados antes da sua comunicação
ao fornecedor.
Verificação
do produto adquirido
A
organização deve estabelecer e implementar a inspeção ou outras atividades
necessárias para assegurar que o produto adquirido atende aos requisitos de
aquisição especificados.
Quando
a organização ou seu cliente pretender executar a verificação nas instalações
do fornecedor, a organização deve declarar nas informações de aquisição, as
providências de verificação pretendidas e o método de liberação de produto.
Controle de produção e
fornecimento de serviço
A organização deve
planejar e realizar a produção e a prestação de serviço sob condições
controladas.
Condições controladas
devem incluir, quando aplicável
a) a disponibilidade de
informações que descrevam as características do produto,
b) a disponibilidade de
instruções de trabalho, quando necessárias,
c) o uso de equipamento
adequado,
d) a disponibilidade e
uso de equipamento de monitoramento e medição;
e) a implementação de
monitoramento e medição, e
f) a implementação de
atividades de liberação, entrega e pós-entrega do produto.
Validação dos processos
de produção e fornecimento de serviço
A organização deve
validar quaisquer processos de produção e prestação de serviço onde a saída resultante
não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente e, como
conseqüência deficiências tornam-se aparentes somente depois que o produto
estiver em uso ou o serviço tiver sido entregue.
A validação deve
demonstrar a capacidade desses processos de alcançar os resultados planejados.
A organização deve
estabelecer providências para esses processos, incluindo, quando aplicável:
a) critérios definidos
para análise crítica e aprovação dos processos;
b) aprovação de
equipamento e qualificação de pessoal;
c) uso de métodos e
procedimentos específicos;
d) requisitos para
registros e;
e) revalidação.
Identificação e rastreabilidade
Quando apropriado, a
organização deve identificar o produto por meios adequados ao longo da realização
do produto.
A organização deve
identificar a situação do produto no que se refere aos requisitos de
monitoramento e de medição ao longo da realização do produto.
Quando a rastreabilidade é um requisito, a
organização deve controlar e registrar a identificação unívoca do produto e
manter registros.
NOTA Em alguns setores
de atividade, a gestão de configuração é um meio pelo qual a identificação e rastreabilidade
são mantidas.
Propriedade de cliente
A
organização deve ter cuidado com a propriedade do cliente enquanto estiver sob
o controle da organização ou sendo usada por ela. A organização deve
identificar, verificar, proteger e salvaguardar a propriedade do cliente
fornecida para uso ou incorporação no produto. Se
qualquer propriedade do cliente for perdida, danificada ou considerada
inadequada para uso, a organização deve informar ao cliente este fato e manter
registros.
NOTA Propriedade do
cliente pode incluir propriedade intelectual e dados pessoais.
Preservação
de produto
A
organização deve preservar o produto durante o processamento interno e a
entrega no destino pretendido, afim de manter conformidade com os requisitos.
Quando aplicável, a preservação deve incluir identificação, manuseio,
embalagem, armazenamento e proteção. A preservação também deve ser aplicada às
partes constituintes de um produto.
Controle de equipamentos de monitoramento e medição
A organização deve
determinar o monitoramento e a medição a serem realizados e o equipamento de monitoramento
e medição necessários para fornecer evidencia da conformidade do produto com os
requisitos determinados.
A organização deve
estabelecer processos para assegurar que o monitoramento e a medição possam ser
realizados e sejam executados de maneira consistente com os requisitos de
monitoramento e medição.
Quando for necessário
para assegurar resultados válidos, o equipamento de medição deve:
a) calibrado ou
verificado, ou ambos, a intervalos especificados ou antes do uso, contra
padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou
nacionais; quando esse padrão não existir, a base usada para calibração ou
verificação deve ser registrada;
b) ser ajustado ou
reajustado, como necessário;
c) ter identificação
para determinar sua situação da calibração;
d) protegido contra
ajustes que possam invalidariam o resultado da medição, e;
e) ser protegido contra
o dano e deterioração durante o manuseio, manutenção e armazenamento.
Adicionalmente a
organização deve avaliar e registrar a validade dos resultados de medições
anteriores quando constatar que o equipamento não está conforme com os
requisitos. A organização deve tomar ação apropriada no equipamento e em
qualquer produto afetado.
Registros dos resultados
de calibração e verificação devem ser mantidos.
Quando programa de
computador for usado no monitoramento e medição de requisitos especificados, deve
ser confirmada a capacidade de se atender à aplicação pretendida. Isso deve ser
feito antes do uso inicial e reconfirmado, se necessário.
Medição, análise e
melhoria
A organização deve
planejar e implementar os processos necessários de monitoramento, medição, análise
e melhoria para:
a) demonstrar a
conformidade do produto;
b) assegurar a
conformidade do sistema de gestão da qualidade, e;
c) melhorar
continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
Isso deve incluir a
determinação dos métodos aplicáveis, incluindo técnicas estatísticas, e a
extensão de seu uso.
Satisfação de clientes
Como
uma das medições do desempenho do sistema de gestão da qualidade, a organização
deve monitorar informações relativas à percepção do cliente sobre se a
organização atendeu aos requisitos do cliente. Os métodos para obtenção e uso
dessas informações devem ser determinados.
NOTA Monitoramento da percepção do cliente pode incluir a obtenção
de dados de entrada de fontes, tais como pesquisas de satisfação do cliente,
dados do cliente sobre a quantidade dos produtos entregues, pesquisas de opinião
dos usuários, analise de perda de negócios, elogios, reivindicações de garantia
e relatórios de revendedor.
Auditoria interna
A
organização deve executar auditorias internas a intervalos planejados para
determinar se o sistema de gestão da qualidade:
a)
está conforme com as disposições planejadas com os requisitos desta Norma e com
os requisitos do sistema de gestão da qualidade estabelecidos pela organização,
e;
b)
está mantido e implementado eficazmente.
Um
programa de auditoria deve ser planejado, levando em consideração a situação e
a importância dos processos e áreas a serem auditadas, bem como os resultados
de auditorias anteriores. Os critérios da auditoria, escopo, freqüência e
métodos devem ser definidos. A seleção dos auditores e a execução das auditorias
devem assegurar objetividade e imparcialidade do processo de auditoria. Os
auditores não devem auditar o seu próprio trabalho.
Um
procedimento documentado deve ser estabelecido para definir as
responsabilidades e os requisitos para planejamento e para execução de
auditorias, estabelecimento de registros e relato de resultados.
Registros
de auditorias e seus resultados devem ser mantidos.
A
administração responsável pela área que está sendo auditada deve assegurar que
quaisquer correções e ações corretivas necessárias sejam executadas, em tempo
hábil, para eliminar não-conformidade detectadas e suas causas. As atividades
de acompanhamento devem incluir a verificação das ações executadas e o relato
dos resultados de verificação.
Monitoramento e medição de processos
A organização deve
aplicar métodos adequados para monitoramento e, onde aplicável, para medição
dos processos do sistema de gestão da qualidade. Esses métodos devem demonstrar
a capacidade dos processos em alcançar os resultados planejados. Quando os
resultados planejados não forem alcançados, correções e ações corretivas devem
ser executadas, como apropriado.
Monitoramento e medição de produto
A organização deve
monitorar e medir as características do produto para verificar se os requisitos
do produto foram atendidos. Isso deve ser realizado em estágios apropriados do
processo de realização do produto de acordo com as providências planejadas.
Evidência de
conformidade com os critérios de aceitação deve ser mantida.
Os registros devem
indicar a(s) pessoa(s) autorizada(s) a liberar o produto para entrega ao
cliente.
A liberação do produto e
a entrega do serviço não devem prosseguir até que todas as providências tenham
sido satisfatoriamente concluídas, a menos que aprovado de outra maneira por
uma autoridade pertinente e, quando aplicável, pelo cliente.
Controle
de produto não conforme
A
organização deve assegurar que
produtos que não estejam conforme com os requisitos do produto sejam
identificados e controlados para evitar
seu uso ou entrega não pretendidos. Um procedimento documentado deve ser
estabelecido para definir os controle e as responsabilidades e as autoridades relacionadas
para lidar com produto não conforme
Onde
aplicável, a organização deve tratar os produtos não conforme por uma ou mais
das seguintes formas:
a)
execução de ações para eliminar a não conformidade detectada;
b)
autorização do seu uso, liberação ou aceitação sob concessão por uma autoridade
pertinente e, onde aplicável, pelo cliente;
c)
execução de ação para impedir o seu uso pretendido ou aplicação originais.
d)
execução de ação apropriada aos efeitos, ou efeitos potenciais, da
não-conformidade quando o produto não conforme for identificado após entrega ou
inicio do uso do produto.
Quando
o produto não conforme for corrigido, esse deve ser submetido à reverificação para demonstrar a
conformidade com os requisitos.
Devem
ser mantidos registros sobre a natureza das não-conformidades e quaisquer ações
subseqüentes executadas, incluindo concessões obtidas.
Quando
a não conformidade do produto for detectada após a entrega ou início de seu uso, a organização deve tomar as
ações apropriadas em relação aos efeitos, ou potenciais efeitos, da não
conformidade.
Análise de dados
A organização deve
determinar, coletar e analisar dados apropriados para demonstrar a adequação e eficácia
do sistema de gestão da qualidade e para avaliar onde melhoria contínua da
eficácia do sistema de gestão da qualidade pode ser feita. Isso deve incluir
dados gerados como resultado do monitoramento e das medições e de outras fontes
pertinentes.
A análise de dados deve
fornecer informações relativas a:
a) satisfação de
clientes
b) conformidade com os
requisitos do produto
c) características e
tendências dos processos e produtos, incluindo oportunidades para ação
preventiva , e
d) fornecedores.
Melhoria
contínua
A
organização deve continuamente melhorar a eficácia do sistema de gestão da
qualidade por meio do uso da política da qualidade, objetivos da qualidade,
resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas e
análise crítica pela direção.
Ação
corretiva
A
organização deve executar ações corretivas para eliminar as causas de não
conformidade, de forma a evitar sua repetição. As ações corretivas devem ser
apropriadas aos efeitos das não conformidades detectadas.
Um procedimento
documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para:
a) análise crítica das
não conformidades (incluindo reclamações de clientes);
b) determinação das
causas de não-conformidade;
c) avaliação da
necessidade de ações para assegurar que não-conformidade não ocorram novamente;
d) determinação e
implementação de ações necessárias
e) registro dos
resultados de ações executadas e;
f) análise crítica de
ações corretivas executada.
Ação
preventiva
A
organização deve definir ações para eliminar as causas de não conformidade
potenciais, de forma a evitar sua ocorrência. As ações preventivas devem ser
apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais.
Um
procedimento documentado deve ser estabelecido definindo os requisitos para:
a)
definição de não conformidades potenciais e de suas causas;
b)
avaliação da necessidade de ações para evitar a ocorrência de não conformidade;
c)
determinação e implementação de ações necessárias;
d)
registros de resultados de ações executadas e;
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